Plataforma digital utiliza a inteligência artificial para enfrentar epidemias
O software oferecerá soluções sólidas, fazendo uso de aprendizado de máquina automatizado, para a análise epidemiológica
A Global South Artificial Intelligence for Pandemic and Epidemic Preparedness and Response Network, está atualmente financiando dezesseis projetos de pesquisa, entre eles o notável ‘AutoAI-Pandemics’. O objetivo principal desses projetos é tirar proveito dos avanços em inteligência artificial e ciência de dados para aprimorar a resposta a doenças infecciosas em áreas de baixa e média renda, contribuindo assim para o fortalecimento da saúde pública.
O projeto visa desenvolver uma plataforma de aprendizado de máquina automatizado para análise epidemiológica, genômica de patógenos e combate à desinformação. O financiamento apoiará a contratação de especialistas e a pesquisa, com duração de quatro anos.
“A plataforma, fornecerá soluções robustas usando aprendizado de máquina automatizado para análise epidemiológica capaz de detectar possíveis cenários epidêmicos e recomendar intervenções para suprimir com segurança a propagação de doenças, com o mínimo impacto social; análise de bioinformática, ajudando pesquisadores das ciências da vida com a análise do genoma do patógeno e combatendo a desinformação para auxiliar na busca de fontes confiáveis de informação”, descreveram Carvalho e Bonidia desenvolvedores do projeto.