Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável comemora centésima defesa de mestrado
“Para chegar até esse número, temos que agradecer ao professor Sergio Roberto Martins (Sênior/UFSC), que contribuiu e auxiliou ao longo dos anos, e ao professor Gilmar Franzener, primeiro coordenador do curso”, destacam as condenadoras
O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Laranjeiras do Sul, com nove anos de história, comemora a realização da sua centésima defesa de mestrado.
Dissertação
A pesquisa foi desenvolvida pelo mestrando Ricardo Favaretto Antunes, que buscou compreender a função da agroecologia na efetivação do direito humano à alimentação. A dissertação está vinculada à linha de pesquisa Dinâmicas Socioambientais e teve como orientadora a professora Liria Andrioli e, como coorientador, o docente Joaquim G. da Costa. A banca aconteceu no final do mês de maio.
Em sua pesquisa, Antunes concluiu que a função da agroecologia é tornar o direito humano efetivo e por meio das práticas agroecológicas é possível obter alimentos adequados em quantidade e qualidade, sem comprometer a saúde de quem cultiva, tampouco prejudica a natureza. Nesse sentido, a agroecologia atua em conformidade com a disponibilidade, acesso, adequação, sustentabilidade, aumenta a produtividade, reduz a pobreza rural e melhora a nutrição.
Agradecimentos
De acordo com coordenadoras do curso, professoras Josimeire Leandrini e Janete Stoffel, atingir a marca de 100 dissertações defendidas é resultado do trabalho e dedicação de diversos docentes, pós-graduandos, egressos e técnicos administrativos do PPGADR, que existe desde outubro de 2013. “Para chegar até esse número, temos que agradecer ao professor Sergio Roberto Martins (Sênior/UFSC), que contribuiu e auxiliou ao longo dos anos, e ao professor Gilmar Franzener, primeiro coordenador do curso, que conduziu a implantação do mestrado. Agradecemos também os professores que fazem ou fizeram parte do corpo docente do curso pela dedicação, à secretaria do programa e, principalmente, aos estudantes do curso, que confiaram a este mestrado a sua formação na pós-graduação e acreditam na formação interdisciplinar, na agroecologia e no desenvolvimento rural sustentável. A esse coletivo, gratidão, chegamos a 100 dissertações e alcançamos o conceito 4”, complementam.
O PPGADR
O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), tem como objetivo formar profissionais de elevada qualificação científica e tecnológica. Pautado nos fundamentos proporcionados pela Agroecologia, como nova área de conhecimento fundamentada na abordagem interdisciplinar, envolve aspectos teóricos, práticos e metodológicos.
O programa é firmado no tripé que contempla as relações sociais, ambientais e econômicas presentes na produção agrícola da agricultura familiar e camponesa, na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável e apoio à tomada de decisão quanto à formulação e gestão de políticas públicas. A pós-graduação possui como área de concentração a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável.