Assistência Social de Pinhão apresenta à Câmara, relatório de atividades

A secretaria registrou grande aumento nos atendimentos durante a pandemia

Na última sessão ordinária da Câmara de vereadores de Pinhão, a secretaria de Assistência Social através do assistente social, Ricardo Correia de Almeida, apresentou um relatório das atividades da pasta.

Ricardo falou por aproximadamente dez minutos sobre o impedimento que a pandemia ocasionou e ocasiona nos atendimentos presenciais, o que acresceram às ações cotidianas dos serviços socioassistenciais, como por exemplo: Auxilio Emergencial e Cartão Comida Boa, que visam prevenir e enfrentar situações provisórias de vulnerabilidade.

“Essas demandas correspondem a parcela expressiva dos atendimentos, somando a isso a demanda de sobrecarga dos equipamentos da Assistência Social, em razão da suspensão dos atendimentos presenciais do INSS, Receita Federal, Poder Judiciário entre outros”.

Conforme Ricardo, enquanto esses órgãos fecharam suas portas para o atendimento presencial, na Assistência Social houve o contrário.

“Nesse sentido, é notória a importância da valorização e do respeito ao trabalho das equipes nos serviços socioassitenciais que atuam diretamente com os impactos dessa realidade. Buscamos através desse relatório mostrar um pouco de nosso cotidiano de trabalho e das equipes da Assistência Social”.

O assistente social, destacou que os equipamentos podem ser acessados a qualquer tempo por qualquer cidadão, instituição ou órgão, inclusive no sentido de conhecer a operacionalização dos serviços e normativas que regem a politica publica, e o  Conselho Municipal de Assistência Social (COMASP).

“É um espaço de controle social da politica e com participação aberta à população”.

Ele encerrou sua fala convidando a todos para participarem nos dias 26 à 30 de julho das mini conferências de Assistência Social, com início às 13 horas, na sala de licitações da prefeitura.

No dia 12 de agosto haverá a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, que  será realizada as 13 horas na Câmara de vereadores, lembrando que cumprindo os protocolos da Covid-19 será de forma híbrida.