Censo 2022 coletará coordenadas urbanas e rurais

Dado poderá ser usado em situações de desastre e busca de vítimas

O Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será realizado no segundo semestre deste ano, coletará as coordenadas geográficas de cada domicílio visitado no país.

Esses dados têm sido coletados desde 2007, mas apenas para domicílios rurais e estabelecimentos agropecuários, e segundo o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, é a primeira vez que o censo coletará as coordenadas também de endereços urbanos.

Com esses dados é possível visualizar a localização de casas residenciais, além da quantidade de pessoas que vivem em cada uma. De acordo com Rios Neto, isso pode ser útil em situações de desastres naturais, por exemplo.

“Essa captura da coordenada dos domicílios será de utilidade fundamental para a sociedade nos anos vindouros. Com as coordenadas captadas, em um desastre natural como o do Morro da Oficina [em Petrópolis], a gente teria o ponto dos domicílios que estariam naquela montanha dissolvida pele lama e, resguardado o sigilo estatístico que nos é muito caro, o tipo de potencial residente que estaria ali dentro”, concluiu.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail