Centro Juvenil de Artes Plásticas oferece oficinas de inverno virtuais gratuitas

Atividades acontecem entre os dias 12 e 23 de julho, sempre das 14 às 15h30, por meio da plataforma Google Meet

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), do governo do Estado, vai oferecer entre os dias 12 e 23 de julho dez oficinas diferentes para crianças e adolescentes entre oito e 17 anos. As atividades serão sempre das 14 às 15h30. A programação das Oficinas de Inverno foi criada em parceria com os setores educativos do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA).
A cada dia, uma oficina diferente será oferecida, permitindo que crianças e adolescentes possam fazer várias atividades artísticas. Os temas são bastante variados, como teatro, fotografia, desenho, artes visuais, animação em stop motion, brinquedo óptico e flip book.
“Pensamos essa programação para oferecer atividade de qualidade para crianças e adolescentes no período das férias escolares. É uma pequena mostra das atividades regulares de nosso centro cultural. Para simplificar o acesso, não haverá inscrições prévias, sendo necessário apenas acessar o link disponível para cada atividade”, explica o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal.
As oficinas acontecerão por meio da plataforma Google Meet. Um moderador estará presente para garantir que os participantes tenham a idade necessária para estar na sala virtual. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar e o link de acesso está na descrição de cada oficina.

Confira as atividades:
1ª semana – 12 a 16 de julho

Arte Urbana – Conhecendo o Estêncil – 13 de julho, das 14 às 15h30
Público-alvo: 8 a 12 anos
Ministrantes: Edilene Ozorio e Jaqueline Bellani
Os participantes aprenderão a técnica do Estêncil, que consiste em reproduzir um desenho aplicando tinta em uma superfície através de um molde vazado. Quando é aplicado em muros e outros espaços urbanos, é conhecido como stencil graffiti, mas também pode ser usado para aplicações em tela, papel, tecido e outros materiais. A oficina envolve as etapas de criação, desenho, corte e pintura. Os participantes terão contato com todo processo de criação de molde vazado para stencil, sua aplicação e composição em superfícies diversas.
Material:

  • Lápis
  • Borracha
  • Cartolina
  • 8 folhas de papel sulfite
  • 6 folhas de papel canson A4
  • Tesoura
  • Esponja ou rolo de pintura pequeno
  • Paninho para limpeza ou lenço umedecido
  • Tinta guache
  • Fita adesiva ou fita crepe
    Para participar acesse o link meet.google.com/bxs-oups-zxx

Oficina de Desenho – Aplicando Luz e Sombra – 14 de julho, das 14 às 15h30
Público-alvo: 8 a 12 anos
Ministrantes: Mônica Gomes e Jaqueline Bellani
Os participantes conhecerão diferentes tipos de grafite e sua correta utilização no desenho artístico, construindo uma escala tonal para compreensão das possíveis tonalidades e sua utilização e farão uma prática de observação de um objeto entendendo a representação de volume produzido por efeitos de luz e sombra.
Materiais:

  • Lápis hb, 2b e 6b
  • Borracha normal ou limpa-tipo
  • Papel sulfite A4
  • Apontador ou estilete

Oficina de Teatro – Figurino em Cena – 15 de julho, das 14 às 15h30
Público-alvo: 13 a 15 anos
Ministrantes: Mônica Fernandes e Jaira Denardi
Esse encontro teatral de férias vai proporcionar um momento divertido e ao mesmo tempo levar o conhecimento a respeito de um dos elementos fundamentais que compõe o espetáculo: o figurino.
Material:
Retalhos de tecidos, roupas de diferentes estilos e épocas (quem tiver), roupas usadas que possam ser transformadas, calçados, acessórios como chapéus, bolsa, óculos, lenço, cachecol, cinto, colar, gravata.

Para participar acesse o link meet.google.com/bxs-oups-zxx.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail