Chrome para Android ganha agrupamento de guias e nova interface

O Google Chrome para Android ganhará recurso de agrupamento de guias, bem como uma nova interface de navegação, segundo o site 9to5Google. Ambas as novidades

Google Chrome para Android ganhará recurso de agrupamento de guias, bem como uma nova interface de navegação, segundo o site 9to5Google. Ambas as novidades foram disponibilizadas para alguns usuários após o lançamento da versão 88 do navegador, que ocorreu no último mês.

A atualização trará características da versão do app para iOS, como o novo visual em formato de grade, que substitui a antiga configuração, onde as janelas ficavam sobrepostas. Com a mudança, os usuários terão acesso a mais detalhes da página.

Na barra inferior da tela, serão exibidas até até 6 guias, que podem ser fechadas apenas com um deslizar para a esquerda ou direita. As guias anônimas também sofreram mudanças: agora um pequeno ícone na parte superior da tela permite o seu acesso.

Alguns meses após anunciar o recurso em sua versão para desktop, a Google implementará o agrupamento de abas no aplicativo. Como o nome já denuncia, a novidade permite que o usuário reúna guias abertas em grupos, facilitando sua navegação. O recurso é bem intuitivo: basta arrastar uma guia na direção da outra para criar um novo grupo — nada muito diferente do que já vimos na versão para PC.

Outra opção é acessar a lista de abas, clicar sobre o ícone de três pontinhos no canto superior direito e escolher “Agrupar guias”. E caso queira criar uma nova aba dentro do mesmo grupo, basta tocar sobre o botão de “+”. Também é possível realizar a ação ao clicar e segurar sobre um link e, em seguida, escolher “Abrir em nova guia no grupo”.

Embora as novidades ainda não estejam disponíveis para todos os usuários, é possível ativá-las manualmente. Segundo o The Verge, basta navegar até chrome: // flags na barra de endereço e, em seguida, pesquisar e ativar o “Tab Grid Layout,” “Tab Groups,” “Tab Groups Continuation,” e “Tab Groups UI Improvements”. Para ativar o recurso, é preciso reiniciar o app duas vezes.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail