Como os empresários podem se preparar para as vendas de Natal?

A consultora do Sebrae Kellen Oliveira, dá algumas dicas de como atrair os clientes nesta data

Falta menos de um mês para o Natal, a data mais esperada do ano para muitos e também para o comércio que vê como a principal de compras. Neste ano atípico, o comércio espera o Natal com ainda mais entusiasmo, pois veem nesta data a oportunidade de recuperar o prejuízo nas vendas causado pela pandemia. Em um ano de tantas dificuldades para este setor da economia é importante que os empresários se organizem  para aproveitar ao máximo essa época.


Expectativa
Segundo a consultora do Sebrae de Cascavel, que atende a região, Kellen Oliveira, a expectativa do comércio agora para o período de Natal é bastante positiva. 
“Temos visto uma retomada da economia em diversos municípios e também algumas ações feitas pelos governos municipais e estadual de incentivo a essa retomada do comércio”.
Segundo Kellen, os comerciantes já tem percebido um aumento gradativo nas vendas. “Não é uma explosão ainda, mas vem aumentando”.
A consultora explica que o Natal é a data com maior volume de vendas para o comércio e a perspectiva é bastante positiva. “Ainda não conseguimos ter um comparativo, se vai superar as vendas do ano passado ou não, mas o comércio está animado e os clientes também”.


Preparação
Conforme a consultora, o primeiro passo no processo para que as empresas se preparem para as vendas de Natal é definir qual o objetivo de cada uma com as vendas de final de ano, o que a empresa está buscando e a partir do momento que se define o objetivo é hora de pensar nas estratégias. 
“Se o objetivo é aumentar o número de clientes e vai fazer isso através de promoções, por exemplo, precisa pensar no desconto que vai dar, ou no brinde, na ação que vai realizar para trazer esse aumento”.
Kellen lembra que fim de ano é um período bastante emotivo e que os empresários devem trabalhar em cima desse sentimento. “Você comerciante deve utilizar a questão da emoção para atração de novos clientes e também para manter um relacionamento com aqueles que você já tem. Busque uma forma diferente de atender o cliente na sua empresa, uma vitrine mais emotiva que traduza o sentimento dessa data para os clientes que os encante”.
A consultora frisa a importância de trabalhar essa questão na loja física e também nas redes sociais. 
“Lembre de manter um contato com os clientes nas redes sociais e divulgar as atividades que serão realizadas, se vai fazer algum tipo de promoção, descontos, ou mesmo mostrar a decoração da sua loja”.


Planejamento
Segundo Kellen é necessário fazer um planejamento, fazer as contas. “Se vai fazer algum desconto é importante calcular bem a questão do preço, ver se é possível o desconto, se está dentro de sua margem. É importante ter essa gestão financeira”, completa.
 

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