Conheça algumas mudanças que o WhatsApp neste ano

Poder usar o app em mais de um celular, participar de comunidades, enviar criptomoedas e transcrever áudios estão entre as novidades do ano

Muitas funcionalidades chegaram no WhatsApp no último ano. Entre o criador de figurinhas e a possibilidade de utilizar uma mesma conta do aplicativo em múltiplos dispositivos, o mensageiro mais popular do Brasil recebeu diversas novidades durante o ano de 2021.


Para 2022, separamos outras ferramentas que deverão ser disponibilizadas ao longo do ano para os usuários da plataforma. Confira novidades que chegarão no WhatsApp, incluindo algumas muito esperadas.


Mais de um celular


O vazamento de uma versão 2.0 do recurso de múltiplos dispositivos indica a possibilidade de adicionar mais um aparelho móvel na mesma conta. As mensagens seriam baixadas do servidor, de maneira que o celular principal não precisaria ficar conectado à internet o tempo todo. Ao vincular o seu segundo dispositivo móvel pela primeira vez, o app também sincroniza o histórico de bate-papo, processo protegido pela criptografia de ponta a ponta.


Comunidades


Ao que parece, as comunidades do WhatsApp devem funcionar similarmente aos canais do Discord, onde será possível criar uma comunidade para um objetivo geral e pequenos grupos para objetivos específicos. Por exemplo, uma comunidade é criada para uma disciplina da escola ou faculdade, onde estarão vinculados grupos menores das turmas, permitindo um maior controle de gerenciamento dos administradores.


Criptomoedas


O WhatsApp permitirá que usuários recebam e enviem criptomoedas pela plataforma nos Estados Unidos, através de uma parceria com a Novi — carteira digital do Facebook. Segundo o CEO da empresa, Stephane Kasriel, a ideia é expandir a possibilidade de transferência para mais países a partir do feedback dos usuários que participaram dos testes em dezembro.


Transcrição de áudios


Segundo testes realizados no app, o WhatsApp estaria trabalhando na opção de áudios gravados pelo aplicativo acompanharem uma transcrição. O recurso estaria sendo testado inicialmente para aparelhos iOS, utilizando o reconhecimento de fala do dispositivo. Neste caso, somente os servidores da Apple teriam acesso aos áudios. Os textos seriam salvos no banco de dados da conta do WhatsApp, para serem lidas em outros momentos.


Reações de mensagens


Previsto desde agosto, as reações de mensagens no WhatsApp devem chegar neste ano. Assim como Facebook Messenger, Instagram e iMessage, o recurso permitirá reações rápidas a uma mensagem, utilizando qualquer emoji disponível no dispositivo.


Atalho para respostas rápidas


O WhatsApp adicionou um atalho de respostas rápidas para usuários que participam do programa de testes. O novo botão substitui o antigo atalho “/”, que levava para as respostas rápidas cadastradas na versão Business do aplicativo. O recurso está sendo testado nas versões para iOS e Android, mas não tem previsão para chegar na versão comum do aplicativo.


Administradores poderão deletar mensagens


Um dos testes do app indica que em breve administradores de grupos do WhatsApp poderão deletar mensagens. A empresa estaria trabalhando em maneiras de aumentar os poderes dos responsáveis e até mesmo aumentar a moderação nos grupos na plataforma.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail