Contas inativas: Banco Central alerta sobre novo alvo dos golpistas

BC alerta a população para que não caiam em golpes, lembrando que a consulta ao valor esquecido e a solicitação é feito somente no site oficial

A habilidade de atualização para a realização de novos golpes é, de fato, algo impressionante, e o alvo recente é a consulta e saque de saldos residuais esquecidos em bancos. Apesar de várias ações direcionadas aos temas, o número de casos não diminui.

Em fevereiro, o Banco Central divulgou o lançamento de um novo site exclusivo para a visualizações de saldos. Desde o início da semana, de forma gradual, conforme a data de nascimento ou criação da empresa, foi autorizado as consultas e retiradas do valor, tendo o banco 12 dias para efetuar a devolução.

Nesse curto período de tempo, a tendência de criminosos usarem o a novidade como isca de golpes tem crescido, devido a contínua publicidade que a mídia fornece ao tema.

Redes sociais vinculadas

Circulam em várias plataformas de comunicação, mensagens chamativas levando o usuário a consultar e até sacar o dinheiro via Pix e outros caminhos.

O exemplo de slogan dessa fraude é uma mensagem  que leva para o site ou link falso dizendo “Consulte agora se possui algum valor a receber; saque instantâneo via PIX; mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram”.

A única plataforma que libera o acesso de valores é o Banco Central, pelo endereço valoresareceber.bcb.gov.br.
Nas plataformas falsas, ao clicar e preencher os dados, os golpistas os roubam e acessam suas contas até sacar o dinheiro.

Alertas

O Banco Central realiza alertas para que a população não caia em golpes, lembrando que a consulta ao dinheiro esquecido e para solicitação de valores é feito somente no site oficial.

Além disto a instituição não envia links e não entra em contato com os usuários para tratar de valores a receber ou para confirmar seus dados. Não é autorizado o contato em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail