Cuidados com os pets na primavera

Mesmo a beleza da estação, a primavera pode trazer alguns problemas de saúde para seu pet

A estação das flores está próxima, com sua chegada desperta a vegetação, dias ensolarados e temperaturas elevadas. Mesmo com tanta beleza, a estação pode trazer alguns problemas de saúde para seu pet.

A época é propícia para o aparecimento de alergias respiratórias associadas a baixa imunidade que favorecem as infecções oportunistas.

Outro problema comum é alta incidência de pulgas, pernilongos e carrapatos, que são responsáveis por doenças graves e fatais quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo.

Além de serem zoonoses (transmissíveis ao ser humano), cada uma delas tem tratamentos diferentes.

Recomendações para a estação

Mantenha o conforto térmico e respiratório dos animais em ambientes frescos e arejados, reduza o uso de desinfetantes concentrados e perfumados, deixe à disposição do pet água fresca e renovada, evite exposição de alimentos por mais de duas horas (recolha ou descarte-os).

Além disso é importante tomar cuidado com o local de exposição ao pet, não deixe que seu animal frequente espaços com vegetação (grama ou mato) com mais de 10 centímetros de altura e que não esteja exposta ao sol, inspecione os animais entre dedos, pescoço, virilha e cauda ao retornar de passeios ou viagens.