Cuidados especiais para manter a saúde e o bem-estar das aves domésticas

A criação de animais domésticos não está restrita apenas a cães e gatos. As aves também ocupam um lugar especial

A criação de animais domésticos não está restrita apenas a cães e gatos. As aves também ocupam um lugar especial no coração de muitos criadores. Papagaios, calopsitas, maritacas, só para citar alguns exemplos, são algumas das aves domésticas mais desejadas pelos tutores no Brasil. E para ter esses animais, os donos precisam estar atentos a alimentação e demais cuidados, por conta de lesões traumáticas, bastante comuns nestes animais.

As lesões mais comuns que estes animais podem sofrer são na pele, nos músculos e nos órgãos internos, o que significa que o cuidado deve ser redobrado, uma vez que certos ferimentos precisam de atendimento adequado. Nesse caso, os tutores devem estar atentos aos sinais e os profissionais precisam estar capacitados para lidar com estas situações.

Primeiramente, não importa qual é a espécie, as aves precisam de certos cuidados para manter uma boa saúde e bem-estar. Sendo assim, mesmo com algumas diferenças, os cuidados devem estar focados na prevenção de doenças.

Alimentação

A alimentação varia de acordo com a espécie de ave, pois cada uma possui uma necessidade diferente. Ainda assim, é recomendável oferecer a ave frutas e verduras, mas se o tutor tiver dúvidas quanto a este tipo de alimentação, sobe quais frutas oferecer é bom buscar ajuda de um veterinário.

Hidratação

As aves precisam de água fresca todos os dias. Para isso, a troca de água e limpeza dos bebedouros deve ser frequente, pois água parada pode desenvolver fungos nocivos para estes e outros animais. A água do banho deve estar disponível em duas ou três vezes por semana, sendo retirada depois que a ave usar. Dessa maneira, é possível evitar que o animal beba a mesma água. E para os tutores que tem fêmeas, aqui vai uma observação: o local de banho deve estar disponível todos os dias e esta prática é importantíssima pois permite que os ovos umedeçam.

Comedouros

Assim como a limpeza dos bebedouros é essencial, o mesmo cuidado deve ser tomado com os comedouros. Essa limpeza precisa ser feita todos os dias, evitando o acúmulo de poeira e o bolor que se forma nas sementes e rações.

Comportamento

As aves, assim como os cães e gatos, também expressam seu estado de saúde através do comportamento. Quando estão muito agitadas ou desanimadas, é porque alguma coisa está provocando desconforto, talvez alguma doença. É importante verificar o ambiente onde vive a ave, a higiene e a sua posição, pois tudo é uma indicação de estado de saúde e bem-estar.

No corpo das aves, a principal observação a ser feita são as trocas frequentes de plumagem fora e época, indicando uma alimentação inadequada, doenças de pele, parasitas, ou outros problemas. Para saber ao certo o que de errado está acontecendo com a ave, o tutor deve levar o animal para o veterinário, para que ele seja consultado adequadamente, e um diagnóstico correto seja feito, levando ao tratamento do problema.

Tratamento específico

Diferente de cães e gatos, as clínicas para pequenos animais precisam oferecer um tratamento específico para as aves, ou seja, um veterinário especializado na área deve atender estes animais e oferecer o tratamento correto.

As aves precisam de cuidados específicos, por isso, um profissional capacitado na área pode indicar medicamentos e os cuidados corretos a serem tomados. Outra obervação pertinente se refere ao espaço ocupado pela ave, o ambiente em que vivem deve estar adequado ao seu peso e tamanho para que o seu desenvolvimento ocorra de forma saudável.

Por serem animais frágeis, o profissional precisa manusear a ave com muito cuidado ao realizar exames e demais procedimentos, para que ela não se machuque. É ideal que o tutor fique atento se a clínica veterinária pode oferecer o atendimento correto para a ave, já que os cuidados e tratamentos corretos só podem ser realizados por um profissional competente na área.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail