Elza Vaccari: “Me considero uma mulher realizada, dentro da família e da sociedade”

Elza Vaccari nasceu no Rio Grande do Sul e quando tinha 10 anos sua família mudou-se para Porto Barreiro. De

Elza Vaccari nasceu no Rio Grande do Sul e quando tinha 10 anos sua família mudou-se para Porto Barreiro. De família simples, passou sua adolescência trabalhando na roça com seus pais e ajudando nos afazeres domésticos. É Secretária de Administração de Porto Barreiro. Além de servidora pública, é empresária, doceira, esteticista facial e Gestora da UAP da Faculdade UNINA.

Aos 18 anos, iniciou sua carreira no setor público trabalhando em uma escola municipal, o que a incentivou a fazer o magistério. Casou-se aos 23 anos e passou a se dedicar somente aos serviços de dona de casa e ajudar seu esposo na lavoura. Com a emancipação de Porto Barreiro prestou concurso e retornou ao trabalho público. Formou-se em Pedagogia e Administração Pública, além dos cursos profissionalizantes na área da estética.

Em 2015, trabalhando na Educação e na Agência do Trabalhador, Elza era Agente de Crédito, fazia projetos de financiamento para o “Programa Mulher Paranaense”, que viabilizava crédito a juros zero, dando oportunidade às mulheres de investir em negócios próprios. Ela foi citada em um livro do Sebrae, por selecionar produtoras de leite. “Foi uma oportunidade que proporcionei a essas mulheres para que se destacassem e serem vistas. Busquei valorizar mulheres simples e humildes da roça”.

Empresária

Em 2016, saindo do funcionalismo Público, Elza abriu sua própria empresa. Sua filha Aline, já trabalhava com cursos de inglês. “Adequamos o espaço e eu abri minha sala de estética”.

Surgiu então a oportunidade de parceria com a UNINA – EaD, com cursos de pós-graduação –agora oferece graduação também. Num ambiente confortável e acolhedor, oferece aulas de reforço escolar. “Até então eu morava no sítio, em 2019 mudei para a cidade. Além de aulas particulares e atendimento estético, busquei aperfeiçoamento, para fazer bolos e doces. Investi em um espaço para costura e artesanato de papel que minha filha desenvolve”.

Elza foi convidada pelo prefeito de Porto Barreiro Vanderlei Volff, para assumir um importante cargo, o de Secretária de Administração.  “Me considero uma mulher realizada, dentro da minha família, e dentro da sociedade. Sempre procuro ajudar as pessoas que chegam até mim. Faz parte da minha personalidade ajudar as pessoas que precisam”.

A secretária, diz “se virar nos 30” para dar conta de tudo, mas dentro de uma agenda e de um cronograma. “Agora, voltando para o setor público, meus afazeres domésticos e as atividades com minha empresa eu deixo a cargo de pessoas responsáveis, porque não dou conta de tudo sozinha.

Ser mulher…

“Sempre incentivo as mulheres, porque elas não precisam ser apenas donas de casa, a mulher tem que buscar a valorização profissional. Dentro de casa a mulher é o espelho e o suporte”.

Para Elza o que difere as mulheres do passado das de hoje, são as oportunidades. “Minha mãe não teve a oportunidade que eu tive, minha filhe teve mais oportunidades do que eu”.

Na visão da empreendedora, a mulher não deve ser submissa ao marido ou a uma sociedade medíocre, que a proíba de buscar seus objetivos. “Mulher tem que valorizar sua família, tem que ser livre, buscar realizar seus sonhos. Mulheres, cuidem de sua aparência, sintam-se bem consigo mesmas, busquem sempre a felicidade e sejam autenticas”.