Equipe de escola rural de Pinhão percorre 50 km para fazer busca ativa
No município de Pinhão, no distrito de Faxinal dos Ribeiros, uma equipe pedagógica da Escola Rural Izaltino Rodrigues Bastos percorre até 50 quilômetros para fazer busca ativa e entregar materiais impressos aos alunos.
Durante as visitas, a diretora, pedagoga e uma agente também conversam com as famílias para instruir sobre a importância de participar das aulas remotas e ajudam os estudantes a baixar e usar os aplicativos Aula Paraná e Google Classroom.
“Temos alunos que moram a até 30 quilômetros de distância, então, chegamos a levar 5 horas, em um dia, para visitar as famílias dos alunos que estavam em situação de evasão”, conta a diretora Selma Caldas.
Desde o início das aulas remotas, Selma usava seu próprio carro para fazer as buscas ativas.
A partir deste mês, a equipe pedagógica utilizará um veículo cedido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhão.
Objetivo
As visitas às casas dos alunos da escola já aconteciam muito antes da pandemia, desde 2018. O objetivo era apresentar aos novos docentes o cotidiano dos estudantes das regiões rurais, para que entendessem as demandas particulares desse grupo e planejassem as aulas em conformidade a elas.
“Achamos interessante que o professor que chega ao colégio conheça a realidade dos alunos. Este ano, é claro, essa prática se intensificou muito”, diz Selma.
A ação, segundo a diretora, tem gerado resultados positivos, com aumento da participação dos alunos nas aulas e do número de atividades realizadas por eles.
“Professores, pedagogos e agentes estão engajados em fortalecer a ligação dos alunos com a escola”, afirma.
“Existe, também, um empenho via WhatsApp, quando conversamos com os alunos para fazer com que eles tenham interesse em participar e estejam motivados”.



