Responsivo

Espigão Alto do Iguaçu: projeto de recuperação de nascentes garante água de qualidade para famílias rurais

“12 pontos foram restaurados e protegidos na comunidade dos Paraguaios, garantindo água de qualidade para mais de 100 famílias”, destaca o técnico ambiental, Ladislau Stachelski

Na última sexta-feira (24), técnicos da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Espigão Alto do Iguaçu realizaram mais uma ação do programa ‘Nossa Água, Nossa Gente’. Segundo o técnico ambiental Ladislau Stachelski, essa etapa foi realizada na comunidade Núcleo Universal dos Paraguaios. “Foram mais 12 nascentes restauradas e protegidas, podendo assim garantir água de qualidade para mais de 100 famílias daquela região. A vazão de água de duas destas nascentes que trabalhamos nos surpreendeu, onde foram mais de 10 mil litros escoados para fazer a recuperação e preservação delas”.

Trabalhos
Os agentes do programa pretendem recuperar todas as nascentes que estão em estado de atenção, devido à poluição das áreas rurais. Estão à frente dos trabalhos os engenheiros ambientais Tatiane Negoceki, Rogério Wieczorkowski e Ladislau Stachelski. “Eles contam com a ajuda dos alunos do colégio Licarlos Passaia, que tem um projeto de plantio de árvores e mudas nativas para aumentar as matas ciliares, que auxiliam na preservação dessas nascentes”, afirma Ladislau.

Qualidade de vida
Segundo Ladislau, a proteção de nascentes melhora a saúde dos agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação e proteção nas propriedades rurais. “O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenha”.

Nossa Água, Nossa Gente
O programa visa participar ativamente dos trabalhos de recuperação das águas. Os voluntários estão dando apoio aos técnicos da prefeitura, representando as comunidades. O morador da comunidade dos Paraguaios, Claudemir Pereira, enfatizou que a recuperação das nascentes na comunidade é um alívio para os moradores. “Com ajuda desses engenheiros que trabalham com tanta dedicação, as nascentes de nossa comunidade foram recuperadas e teremos água de qualidade para nossa população. Ações como essas são de grande importância para a natureza”.

Novas atividades
A secretaria de Meio Ambiente afirmou que o próximo distrito a receber as restaurações é o assentamento Recanto Feliz, com previsão do início das obras em abril.