Estado promoverá evento sobre investimento em hidrogênio renovável

O hidrogênio renovável é uma fonte de energia limpa e sustentável que pode trazer muitos benefícios

O Plano Estadual de Hidrogênio Renovável foi o assunto de uma reunião realizada pela secretaria de Estado de Planejamento, com a presença do secretário da pasta, Guto Silva, e representantes de diversas entidades, incluindo a Copel, Sanepar, Parque Tecnológico Itaipu, Compagás, Invest Paraná e da secretaria da Fazenda.

O objetivo do encontro foi definir a realização de um evento estadual sobre o tema em maio, com a participação de pesquisadores e empresas vinculadas ao setor.

Durante a reunião, ficou definido que, no mesmo mês, seria contratado um estudo profundo das potencialidades do hidrogênio renovável e de possíveis mecanismos de desoneração, com o objetivo de despertar o interesse de players do setor.

Preparação

O evento estadual irá reunir pesquisadores e empresas, visando embasar a organização e preparação do Estado, a médio e longo prazo, posicionando o Paraná para quando essa tecnologia estiver madura.

Hidrogênio renovável

O hidrogênio renovável é uma fonte de energia limpa e sustentável que pode trazer muitos benefícios para o Paraná. De acordo com o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, essa fonte de energia pode transformar os resíduos sanitários em um ativo capaz de gerar receita para o Estado. A ideia é fomentar uma economia circular e a proteção do meio ambiente, transformando um custo para o Estado em um ativo.

O presidente da Compagas, Rafael Lamastra Júnior, ressalta que o maior desafio relacionado ao hidrogênio renovável é a distribuição, processo que envolve a companhia e que é parte sensível da cadeia.

Ele destaca que, com esse grupo de planejamento, o Paraná sai na frente por integrar, logo no início dos trabalhos, entes envolvidos em toda a cadeia produtiva, do planejamento à distribuição dessa energia.

Hidrogênio de baixo carbono

A Copel está com um edital de chamada pública aberto para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias relacionadas à produção de hidrogênio de baixo carbono oriundo de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos de natureza orgânica.

Serão destinados até R$ 7,6 milhões para projetos contemplados. Os proponentes devem apresentar projetos que se enquadrem em pelo menos uma das quatro linhas de pesquisa definidas em edital.

O plano estadual de hidrogênio renovável tem como objetivo impulsionar a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no setor, fomentando a economia e a proteção do meio ambiente.

Objetivo

Com a realização do evento estadual em maio e o estudo profundo das potencialidades do hidrogênio renovável e de possíveis mecanismos de desoneração, o Paraná busca se posicionar de forma estratégica no setor e atrair investidores interessados em energia limpa e sustentável.