Europa sofre com queimadas durante época de calor extremo

Incêndios já devastaram pelo menos 25 mil hectares e causaram a morte de mais de mil pessoas

No sábado (16) deste final de semana a meteorologia britânica divulgou um alerta vermelho de calor extremo para partes da Inglaterra nesta segunda (18) e terça-feira (19), quando as temperaturas devem atingir recordes, provocando um nível de alerta de emergência nacional.

Grande parte da Europa está sofrendo com uma onda de calor que elevou as temperaturas para cerca de 40 graus Celsius (°C) em algumas regiões, com incêndios florestais afetando Portugal, Espanha, França e Croácia na última semana.

A temperatura mais alta já registrada no Reino Unido foi 38,7°C no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge em 25 de julho de 2019. O Met Office disse que agora prevê temperaturas de 40°C pela primeira vez no Reino Unido.

“Temperaturas excepcionais, talvez recordes, devem ocorrer no início da próxima semana”, disse o meteorologista-chefe do Met Office, Paul Gundersen, prevendo 50% de chance de temperaturas acima de 40°C e 80% de chance de uma nova temperatura máxima ser atingida. “As noites também devem ser excepcionalmente quentes, especialmente nas áreas urbanas”, afirmou ele, em comunicado. “Isso provavelmente levará a impactos generalizados nas pessoas e na infraestrutura.”

Paralelamente, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido aumentou o alerta de saúde sobre calor ao nível quatro na Inglaterra para a semana que vem, usado quando uma onda de calor é tão grave ou prolongada que seus efeitos se estendem além do sistema de saúde e assistência social.

Incêndios

As altas temperaturas com termômetros em torno de 40ºC, já provocaram pelo menos mil mortes, segundo órgãos de saúde da Espanha e de Portugal. Os países ibéricos, assim como a França, continuam a combater incêndios florestais que levaram à retirada de milhares de pessoas de suas casas.

A previsão é de que a onda de calor se estenda para além deste final de semana. Segundo meteorologistas, os próximos dias podem registrar novos recordes de temperatura.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail