Polícia Civil reacende alerta para golpes online
Conforme o delegado da PC de Laranjeiras, Denival Liandro: “o melhor jeito de se prevenir, é desconfiando: busque outros canais de comunicação”
A ampliação do mundo digital tem trazido consigo um aumento também nos golpes digitais. De acordo com os dados coletados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os casos de estelionato virtual passaram de 120.470 em 2021 para 200.322 em 2022, ou quase 65% e neste ano continuam a aumentar. As dificuldades encontradas pela polícia para conter esse tipo de crime são apontadas como um dos motivos para o aumento no número de casos.
Para o delegado da Polícia Civil, Denival Liandro, substituto na 2ª Subdivisão Policial o melhor jeito de se prevenir, é desconfiando. “É sempre oportuno buscar outros canais de comunicação, caso seja uma pessoa, se passando por parente ou amigo e pedindo dinheiro. Não dê informações pessoais”, diz Liandro.
Conforme o delegado, os golpes foram aperfeiçoados. “Antes era por telefone. Mandavam um moto-boy buscar o pagamento. Agora enviam um link. É preciso sempre desconfiar quando se pedem os dados. Seja o número do cartão ou senha. No pix tem uma modalidade de golpe, em que a pessoa usa a foto de alguém conhecido no perfil”, explica o delegado.
Verificar antes todos os dados e nunca informar senhas e outras informações pessoais por telefone são cuidados essenciais. “Há uma cartilha elaborada pela polícia civil do Paraná que orienta como proceder em diversos casos. Devemos lembrar também que banco não manda link. Em geral, é golpe”, alerta.
Dicas, caso, desconfie de golpe
• Bloqueie o cartão utilizado, seja virtual ou não;
• Avise à instituição financeira que foi vítima de golpe;
• Reúna provas, como prints, conversas e comprovantes;
• Vá até a delegacia e registre um Boletim de Ocorrência.
Crimes mais comuns praticados online
1. Meu Instagram foi invadido (“hackeado”)
2. Foi criado um perfil do Instagram com minhas fotos se passando por mim
3. Recebi um e-mail de um suposto hacker dizendo que invadiu minha webcam e minhas contas, pedindo dinheiro para não divulgar
4. Um número de WhatsApp está se passando por mim/utilizando minha foto e falando com meus contatos
5. Realizei uma compra de um perfil falso/invadido do Instagram, face book ou WhatsApp
6. Realizei uma venda e entreguei o produto, mas o comprovante de pagamento é falso
7. Fiz uma compra/venda de veículo no OLX e fiz pagamento para um golpista ou não recebi o valor
8. Golpe do falso leilão
9. Alguém está exigindo dinheiro para não divulgar conteúdo íntimo para meus contatos
10. Conta invadida
11. Ransonware – dados sequestrados (encriptados) (fonte: PCPR)
Para mais detalhes sobre os crimes, clique aqui.