Governo lança campanha de sensibilização sobre população em situação de rua

O lançamento da campanha ‘Dignidade nas Ruas: um olhar para a cidadania’, visa sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades vividas pela população que vive na rua em decorrência do inverno

O Governo do Paraná, por meio da secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), lançou na última semana a campanha ‘Dignidade nas Ruas: um olhar para a cidadania’, que visa sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades vividas pela população em situação de rua em decorrência do inverno.

A iniciativa é promovida em parceria com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (Ciamp Rua-PR), colegiado é composto por órgãos do executivo estadual e por representantes da sociedade civil.

Ações

Além da divulgação de peças publicitárias nas páginas e redes sociais de órgãos públicos, a Organizações da Sociedade Civil (OSCs), instituições religiosas, empresas e outras entidades relacionadas à temática têm previstas ações com o objetivo de promover a solidariedade e esclarecer a população sobre os canais de denúncias de violações dos direitos humanos. Esses canais incluem o Disque 181, da Polícia Civil do Paraná, e o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

“Precisamos superar o estigma que muitos têm contra a população em situação de rua. Muitas vezes o que falta é uma oportunidade para conseguir superar essa situação e ter acesso a moradia, saúde, trabalho, ou seja, uma cidadania plena. Além dessa campanha, o Governo do Estado apoia diversos programas e ações voltadas ao atendimento dessa população, além de ser referência nacional no combate à pobreza”, afirma o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

De acordo com o secretário, a campanha de sensibilização complementa a mobilização realizada anualmente, durante o inverno, pela Superintendência Geral de Ação Social (SGAS), o Aquece Paraná. Durante os meses de frio, o Aquece Paraná arrecada roupas de frios e cobertas em postos de coleta em todos os órgãos públicos estaduais.

As doações são destinadas às secretarias municipais de assistência social para distribuição à população em vulnerabilidade social. Nos três primeiros anos de campanha, mais de 220 mil itens foram arrecadados e distribuídos nos 399 municípios.