Responsivo

Governador lidera missão internacional ao Canadá e EUA

No Canadá, a comitiva vai apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa. Nos EUA, a agenda da comitiva, estão encontros com especialistas do agronegócio, para debater políticas governamentais

Durante as próximas duas semanas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), liderará uma nova missão internacional ao Canadá e aos Estados Unidos.

Essa iniciativa é organizada pela Invest Paraná, a agência de negócios do governo vinculada à secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), e contará com a participação de representantes da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), além de cooperativas e empresas.

Canadá

No Canadá, o governador terá uma agenda oficial com o escritório de representação da Organização das Nações Unidas (ONU). A comitiva paranaense vai apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa. A ação evita o desperdício de cerca de 400 toneladas de alimentos por mês que seriam descartadas.

Além disso, o governador também vai assinar uma parceria com o secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCDB), vinculado à ONU, com o objetivo de aprimorar as políticas ambientais do Estado.

Durante a missão, a comitiva terá encontros com uma empresa especializada em equipamentos de aventura e turismo, buscando explorar possíveis parcerias. Ratinho Junior também se encontrará com autoridades do governo de Quebec para discutir novas colaborações, incluindo a gestão de unidades de conservação.

Estados Unidos

A missão internacional na capital do Iowa, Des Moines, o estado é conhecido por ser uma referência no agronegócio, sendo o maior produtor de milho do país e apresentando uma destacada produção de soja. Além disso, o Iowa possui o maior rebanho suíno dos Estados Unidos e se destaca na produção de biodiesel e etanol.

Na agenda da comitiva, estão programados encontros com renomados especialistas do agronegócio local, como CEO da Associação de Agronegócios de Iowa, Bill Northey, visando discutir políticas governamentais relacionadas ao setor. Além disso, o grupo paranaense realizará visitas à Verbio Nevada Biorefinery, a primeira estação de gás natural renovável dos EUA, que utiliza resíduos agrícolas para a produção de energia, e à Cooperativa Landus, uma das maiores cooperativas do país.

Essas visitas têm como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e explorar possíveis parcerias.

A comitiva paranaense também vai conhecer a integração das universidades do estado americano com o setor produtivo e o poder público. O grupo vai visitar o centro de pesquisas da Universidade do Estado de Iowa, onde mais de 100 empresas do agronegócio operam em conjunto com os pesquisadores.

Também serão apresentadas startups que vêm colaborando para o aumento produtivo do agronegócio local. Outra reunião será com a Pivot Bio, empresa que pretende expandir a atuação no Brasil e que desenvolve tecnologias para a produção de grãos.