Home office: como transformar sua casa em local de trabalho

De temporário para definitivo, confira o relato de pessoas que adaptaram sua casa para servir também de local de trabalho

Por 100 Fronteiras

Desde março do ano passado, o mundo inteiro vem enfrentando o cenário turbulento da pandemia do Covid-19 e com ela, o distanciamento social, onde por muito tempo as pessoas não puderam sair de casa. Assim, surgiu também o conceito de home office, ou seja, trabalhar dentro do lar.

No entanto, a adaptação não foi fácil no início, e o que era para ser temporário, para muitos se tornou definitivo.

Dessa forma, para trabalhar dentro de casa é necessário muito foco e concentração, pois é nela que estamos acostumados a comer, dormir e praticar nosso lazer, portanto não conseguir ser produtivo é bem fácil e com isso fica visível a necessidade de mudança e reformulação do ambiente.

Como transformar um espaço comum em home office?

O arquiteto e urbanista Jorge Luis Knupp diz que: “o bom convívio com o ambiente em que está é extremamente necessário”, por influenciar diretamente em como você está se sentindo. Por exemplo, se você se encontra em um local bagunçado e com pouca luz, é bem provável que se sinta nervoso e não consiga focar.

Nesse caso, ter uma separação clara de local de trabalho e lazer é necessária. Para existir uma boa produtividade e concentração, muitas pessoas vem fazendo reformas para ajudar nessa questão.

Como dar uma repaginada em casa sem gastar muito e com pouco esforço

Nas paredes

Uma mão de tinta já pode mudar muito o espaço, e para a escolha crucial da cor é importante definir o que será feito no cômodo. Por exemplo, se for o quarto e o escritório também, a cor azul seria uma boa escolha por estar diretamente ligada a paz, calmaria, e também por estimular a produtividade, mantendo o equilíbrio entre a junção dos dois espaços.

Iluminação natural

Uma boa iluminação muda tudo; se o objetivo é deixar o lugar mais relaxante, a lâmpada amarela é a melhor opção, já se desejar um lugar mais sério e que provoque a produtividade, seria a lâmpada branca. Também nunca se deve deixar a luz natural de lado, pois além de ajudar na conta no final do mês, auxilia também na saúde.

Nas decorações

Plantas e mais plantas. Além de ser um ótimo hobby cuidar delas, deixa o ambiente mais vivo e colorido, purifica o ar também aumenta o contato com a natureza.

Mudança para o bem

Trabalhando de home office há mais de cinco anos, a advogada Adriana Rocha sabe bem como pode ser difícil essa transição. “É exigido mais disciplina pessoal, sabendo manter o horário de trabalho separado das horas dedicadas ao descanso e outras atividades domésticas e particulares”, comenta.

Ela destaca que para o trabalho em casa também é preciso ter muito ânimo e persistência para não perder a motivação, e uma forma de combater esse desânimo que pode surgir é se portar como se estivesse indo trabalhar mesmo, não perder a rotina; se vestir corretamente, ter seu horário de descanso, uma hora certa para “sair e ir para casa” e não dispensar o fim de semana. Adriana diz praticar essas técnicas de rotina dentro de casa e destaca que isso tem ajudado muito em sua saúde mental, mantendo a calma e gerenciando seu estresse.

No caso da auxiliar administrativa, Raysa Mota, que permaneceu trabalhando em casa mesmo após o fim da quarentena, a mudança de espaço de escritório para casa foi muito bem vinda e sem muitas dificuldades. O trabalho de Raysa é todo voltado para o uso do computador e internet, então trabalhar no conforto de casa rendeu bem mais para ela. “Tem muito menos distrações, sem muita gente falando e é mais confortável”, diz.

O que também a ajudou no home office foi que, dentro de casa, a questão do trânsito e almoço não são tão importantes como antes. Agora, os 40 minutos de ida e volta para o local de trabalho podem ser usados para o descanso e lazer, e sua comida não é sempre aquela marmita requentada, sendo geralmente bem gostosa e mais saudável.

Como tem uma rotina certa sobre o horário de entrar no trabalho e sair, sua separação de lazer e responsabilidades profissionais são bem corretas.

Já com relação ao espaço, ela explica que o ambiente de trabalho é separado dos demais cômodos sociais da casa. “Tenho um escritório específico para trabalhar e fiz algumas mudanças na parte da iluminação, colocando uma luz mais clara para ajudar na concentração,  também na posição dos móveis, deixando o local mais dinâmico”.