Ipardes medirá PIB da Cultura no Paraná

A economia da cultura e das indústrias criativas movimentou R$ 230,14 bilhões no Brasil em 2020

Durante o CirculaMinC, realizado na última segunda-feira (19), a secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou o Observatório da Cultura. Esse dispositivo terá como uma de suas funções mensurar o impacto econômico das atividades culturais nas macrorregiões do Estado do Paraná, contribuindo para a consolidação do PIB da Cultura.

A medição do PIB da Cultura será feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), autarquia vinculada à secretaria do Planejamento (SEPL) do Estado, contratada pela Cultura Paraná para esse objetivo.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, é preciso se basear em indicadores confiáveis para a construção de políticas públicas que se pretendem sólidas e sustentáveis. “Quando fizemos a Bolsa Qualificação, o cadastro dos participantes mapeou os fazedores e fazedoras de cultura de todo o Estado. Isso foi um grande avanço porque inserimos essas pessoas em ações que vieram depois. Agora, damos um passo além. Esse levantamento será um norteador para as nossas ações cada vez mais descentralizadas e assertivas”, afirma.

PIB cultural

Em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas movimentou R$ 230,14 bilhões no Brasil, equivalente a 3,11% do PIB, segundo o Observatório Itaú Cultural. Além disso, o levantamento aponta que em 2022 o setor gerou 308,7 mil novos postos de trabalho em comparação com 2021.