Mais de R$ 500 milhões já foram investidos em obras rodoviárias em 2021

DER/PR executou R$ 522,3 milhões em duplicações, ampliações, pavimentações, obras de arte especiais, restaurações e readequações ao longo deste ano

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) executou R$ 522,3 milhões em obras rodoviárias ao longo de 2021. São mais de 30 empreendimentos de grande porte em andamento em todas as regiões do Estado.

“O Paraná se tornou um verdadeiro canteiro de obras, com investimentos milionários em obras rodoviárias garantindo o desenvolvimento econômico dos municípios e a segurança dos usuários. Esse é um compromisso que assumimos em 2019 e tiramos do papel, com cada vez mais duplicações, terceiras faixas, rodovias novas, viadutos, trincheiras e pontes em andamento por todo o estado”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

São dez duplicações em andamento: duas na BR-277, em Cascavel e Guarapuava; três na PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo, entre Doutor Camargo e o Rio Ivaí, e em Umuarama; duas na PR-092, em Almirante Tamandaré (Rodovia dos Minérios) e em Siqueira Campos; na PR-317 entre Maringá e Iguaraçu; na PR-412 em Matinhos; e do Contorno Oeste de Cascavel.

Cinco contornos rodoviários estão sendo implementados atualmente: Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, Contorno de Palotina, Contorno Norte de Castro, Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, e o Contorno Sul de Wenceslau Braz.

Também são cinco as obras de pavimentação: da Estrada Boiadeira, entre Porto Camargo e Serra dos Dourados, da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico, da PR-160 entre Imbaú e Reserva, da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati, e da PR-090 para acesso ao Contorno Norte de Castro.

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Quatro rodovias estão com obras de ampliação da capacidade, que incluem soluções como terceiras faixas e acostamentos. São a PRC-280 entre Palmas e Marmeleiro, a PR-323 entre Doutor Camargo e Iporã, a PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina, e a PR-562 em Coronel Vivida.

Estão em andamento ainda a restauração em concreto (whitetopping) da PRC-280 entre Palmas e Santa Catarina, a correção de greide em pontos de alagamento da PR-650 em Godoy Moreira, a implantação de vias marginais na PRC-466 em Pitanga, a nova trincheira da Bratislava na BR-369 em Cambé, e a readequação de curva na PR-151 em Ribeirão Claro.

A nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, obra que conta com o maior orçamento individual entre todas as iniciativas sendo executadas pelo DER/PR, atingiu 73% de execução em 2021. “Consolidamos a parceria entre o Paraná e a Itaipu Binacional este ano, e estamos nos aproximando da conclusão da nova ponte Brasil – Paraguai, uma obra de mais de R$ 300 milhões. Dentro dessa parceria também avançamos na questão da rodovia perimetral leste de Foz do Iguaçu, da pavimentação da Estrada Boiadeira, e das duplicações do Contorno Oeste e da BR-277 em Cascavel”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

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