‘Nossa Água, Nossa Gente’ recupera mais cinco nascentes em Espigão Alto do Iguaçu
Nesta semana, a comunidade Água do Meio foi a contemplada do projeto. A expectativa, segundo a equipe, é restaurar mais 20 fontes no local
O programa de recuperação de nascentes ‘Nossa Água, Nossa Gente’ segue revitalizando pontos pluviais de Espigão Alto do Iguaçu. Nesta semana, a comunidade Água do Meio, foi contemplada. Cinco nascentes foram completamente restauradas, beneficiando os moradores locais. Entre eles, se destacam os habitantes Osmil de Siqueira, Dionísio da Silva Mendes e Jeferson Luiz Piasecki.
Água limpa e segura
A ação, teve o apoio do técnico ambiental Ladislau Stachelski, Rogério Porca Véia, Claudemir Ferreira e outros membros da comunidade.
Conforme Porca Véia, essa iniciativa ambiental tem se mostrado crucial para melhorar a qualidade de vida das pessoas ao garantir acesso a água limpa e segura para consumo.
“Ver a alegria das famílias com o resultado final, com uma água límpida e apta para o consumo, mostra que estamos no caminho certo nas ações públicas que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou Rogério, que tem participado ativamente do projeto.
Parcerias que dão certo
O programa ‘Nossa Água, Nossa Gente’ é fruto de uma parceria entre a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos e a Engie Brasil, representada pela Usina Hidrelétrica de Salto Osório. Seu objetivo principal é recuperar nascentes em todo o município de Espigão Alto, promovendo a restauração ecológica em áreas prioritárias para a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.
Na comunidade Água do Meio, estão previstas a recuperação de cerca de 20 fontes em estado de degradação, com água imprópria para o consumo humano. Com o programa em ação, a expectativa é de que a situação seja revertida, beneficiando ainda mais famílias locais e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Rogério ainda destaca, que a parceria entre as instituições e o engajamento dos moradores têm sido fundamentais para o sucesso do projeto, e a administração municipal reforça o compromisso de continuar investindo em ações que visam a sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população local. “Com a restauração das nascentes, a esperança é de que outras comunidades também possam desfrutar dos benefícios de uma água de qualidade e abundante, fortalecendo ainda mais o conceito de preservação e consciência ambiental no município”, finaliza.