Novos estudantes do programa Ganhando o Mundo são recebidos pelo governador Ratinho Junior

São 100 estudantes que farão intercâmbio na Nova Zelândia, na Oceania. O governador destacou os benefícios que a experiência vai proporcionar aos estudantes

Ontem (29) 100 estudantes foram recebidos no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Masso Ratinho Junior. Esses estudantes, selecionados para o novo intercâmbio do programa Ganhando o Mundo, partirão no fim do mês de julho para estudar na Nova Zelândia (Oceania), durante um semestre letivo.

“Esse projeto é muito importante para a educação do Paraná”, afirmou o governador em fala aos estudantes. “Ele dá a oportunidade de os alunos conhecerem um país de primeiro mundo, que é a Nova Zelândia, de aprender uma segunda língua, além do aprendizado na escola, conhecer outros alunos. Então, é uma experiência cultural muito importante e que será replicada em todo o Paraná a partir do retorno”.

Ratinho Junior também ressaltou que foi feito o investimento de mais ou menos US$ 10 mil em cada estudante que participa do programa. “Precisamos formar bons líderes e estamos investindo para que esses alunos sejam bons líderes no futuro, que possam inspirar e ser modelo para outras pessoas. Esses alunos são o investimento que a sociedade está fazendo neste momento para ajudar a transformar o Paraná”.

Os estudantes que farão o intercâmbio cursam a 1ª série do ensino médio em colégios estaduais e cursaram do 6º ao 9º anos também em colégios da rede. A seleção ocorreu com base na nota e frequência escolar de cada estudante em 2021. Os estudantes envolvidos no programa são alunos de classes sociais diferentes e de municípios de todas as regiões do estado.

Vivência no exterior

Os estudantes vão passar, nesta segunda edição do programa por uma experiência única. Vão estar hospedados na casa de uma família local, vão poder vivenciar o estudo em uma escola do exterior, praticar a língua inglesa, ao mesmo tempo em que exercitam sua autonomia e expandem o seu conhecimento cultural e acadêmico. Quando voltar ao Brasil, os estudantes deverão compartilhar a sua experiência para professores e colegas.

Como destacado pelo secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, o desafio dos estudantes no primeiro contato é a adaptação. “Na primeira semana, bate aquele aperto, aquela saudade, vontade de voltar”, disse ele. “Então, se acontecer isso, se lembrem de dias como hoje. Vocês têm todo um time torcendo por vocês, para que vocês possam aproveitar e curtir muito. Vocês são parte do futuro do Paraná e conquistaram o direito de participar desse programa revolucionário”.

Processo seletivo

Os requisitos para a participação da primeira etapa do processo seletivo eram: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 anos e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil, que era novembro de 2022, ter frequência igual ou superior a 85% em todas as disciplinas no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A segunda etapa avaliou as médias anuais dos estudantes referentes a 2021. Foram selecionados os alunos com as maiores notas no ano letivo de 2021 em cada município do estado. Assim, em cada município, um estudante passou para a terceira e última etapa do processo. No final 100 alunos foram selecionados.

Na primeira edição 100 estudantes fizeram intercâmbio no Canadá, no primeiro semestre de 2022, os quais chegaram lá em fevereiro, terminaram o semestre nas escolas locais e voltaram para o Brasil na primeira semana de julho.

Na ocasião o governador também revelou que o programa Ganhando o Mundo Professor será lançado no segundo semestre. O programa possibilita que professores do estado passem um mês no exterior, a fim de aprenderem sobre a gestão de escolas, para ampliar a prática pedagógica. Os docentes deverão compartilhar suas experiências do Brasil e estimular a prática da língua estrangeira.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail