Obra do Paranacidade, MON foi erguido em seis meses de trabalho ininterrupto

Maior Museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é um exemplo de arquitetura aliada à arte. Vinculado à

Maior Museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer (MON) é um exemplo de arquitetura aliada à arte. Vinculado à Secretaria de Estado o Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, o Serviço Social Autônomo Paranacidade foi o contratante direto e fiscal da obra do MON e, logo após sua inauguração, também atuou na área institucional do museu.

Na época, para que a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo contratasse uma consultoria, técnicos do Paranacidade ajudaram na elaboração dos Termos de Referência para os projetos museográfico e museológico.

“Podem se gabar: o MON é obra nossa”, diz o superintendente executivo do Paranacidade, Alvaro Cabrini. “Dá gosto ver as enormes filas de estudantes e de pessoas de todas as idades para entrarem no museu”, completa o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega.

Acervo

O museu possui um acervo com aproximadamente 7 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. Antes da pandemia, o MON realizava mais de 20 mostras por ano, que atraíam um público superior a 360 mil visitantes.