Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bate recorde em atendimentos e respostas

O serviço faz a ponte entre o usuário SUS e a gestão pública. São mais de 500 ouvidores em todos os municípios do Estado

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bateu recorde de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2021, chegando a 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. A evolução tem sido constante nos últimos anos. O desempenho de 2021 representa aumento de mais de 160% em relação a 2018, que registrou 30.329 atendimentos, com um tempo médio de resposta de 38 dias; e de 110% em relação a 2019, quando houve 37.479 manifestações, com 30 dias para a resposta. Em 2020 foram 48.115 atendimentos – o tempo de resposta caiu pela metade, ficando em 15 dias. Os números são da Celepar.

Em 2022, desde o início do ano até a primeira semana de abril, a Celepar contabilizou 18.676 manifestações e cinco dias para a resposta. “Os dados apresentados mostram que a Ouvidoria da Saúde atendeu mais do que o dobro das manifestações e reduziu em cinco vezes o tempo médio de resposta”, diz o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Esse é um dado importantíssimo, pois por meio desta troca de informações com a população é possível aprimorar os serviços de saúde em todo Estado do Paraná”, afirma.

Atendimento

O serviço do SUS tem como objetivo ser a ponte entre o usuário e a gestão pública da saúde. No Paraná são mais de 500 ouvidores distribuídos pelos 399 municípios. Todo cidadão usuário do SUS pode participar com elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.

Desinformação

Um dos maiores destaques deste setor foi com o Centro Avançado de Informações (CAI), direcionado ao combate da desinformação e fake news sobre o novo coronavírus. A equipe, reforçada por alunos bolsistas e servidores, garantiu a orientação e esclarecimentos a cerca de 33.864 pessoas, somente sobre os assuntos relacionados à Covid-19.

Além dos atendimentos, a equipe da ouvidoria também garantiu agendamento de testes PCR-RT e testes rápidos para servidores estaduais.

Treinamento

Durante o ano passado, a ouvidoria realizou 201 capacitações para as Regionais de Saúde e unidades hospitalares, além de três encontros macrorregionais, resultando em uma troca de experiências entre os participantes na área de Ouvidoria de Saúde Pública.

Também foram promovidas capacitações nas Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde – CIS, trabalhando em conjunto com o Núcleo de Descentralização do SUS.

Todo cidadão pode registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná. Para isso, podem entrar em contato através do whatsapp (41) 3330-4414, ou ligar para 0800 644 44 14 ou 155 e, ainda, acessar o site da ouvidoria.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail