Paraná reforça compromisso de facilitar o trabalho das micro e pequenas empresas

Governo do Estado participa do XV Encontro Sul/Sudeste de Micro e Pequenas Empresas

O governo do Paraná reforçou seu compromisso em facilitar a vida dos empreendedores, gerando mais renda e empregos, durante o XV Encontro Sul/Sudeste de Micro e Pequenas Empresas, realizado em Curitiba.

O evento contou com a participação de lideranças e empresários de 30 associações e sete federações, além do vice-governador Darci Piana, do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, do secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do MDIC, Milton Coelho, do deputado federal, Jorge Goetten, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e da Conampe, Ercílio Santinoni.

A mensagem transmitida foi a de que o estado está empenhado em criar um ambiente favorável para os pequenos negócios, incentivando a inovação, a qualificação profissional e o acesso a crédito e tecnologia.

“Temos que ter atenção especial com as micro e pequenas empresas, que são a grande massa de empreendedores do Paraná. Por isso o governo do Estado está aqui, para ouvir as demandas do setor para que possamos destravar a atuação desses empreendedores”, afirmou Piana.

Medidas

O diretor-geral da secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi, propôs medidas para desburocratizar o atendimento ao empresário paranaense, incluindo um decreto que isente atividades econômicas de baixo risco da emissão de algumas licenças, como comércio e serviços. Essa iniciativa pode impulsionar o empreendedorismo e a economia local ao reduzir a carga burocrática e os custos para pequenos negócios.

“Nosso objetivo é facilitar o trabalho do micro e pequeno empreendedor. Tornar o atendimento mais rápido na Junta Comercial para que a operação do estabelecimento seja cada vez mais ágil, podendo já faturar no mesmo dia em que der entrada na documentação de abertura da empresa”, ressaltou Christiano.

O Paraná está buscando agilizar a abertura de empresas e diminuir o tempo médio de processo de 14 horas para apenas 6 horas, com um decreto produzido pela Casa Civil e a participação da secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. Essa medida faz parte do programa ‘Descomplica Paraná’, que visa facilitar a vida do empreendedor.

Os pequenos negócios são responsáveis por 80% dos empregos criados no Brasil em 2022, com 1,6 milhão de empregos criados em micro e pequenas empresas no ano passado, mostrando a força desse setor.