Paraná registra menor temperatura do ano na região Sul

A onda de ar frio e seco provoca a diminuição da nebulosidade, deixando o tempo estável, com isoladas ocorrências de chuvas fracas

O frio chegou com tudo no Sul do país, especialmente no Paraná. O município de General Carneiro, no extremo Sul do Estado, registrou a menor temperatura do ano e do Estado na manhã de sexta-feira (15). Os registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam temperatura de 0,8ºC na cidade.

Curitiba também registrou uma das menores temperaturas do ano já registradas na Capital, com 10,9ºC. A menor registrada em 2022 foi em março. O amanhecer gelado da Sexta-Feira Santa é explicado pelos meteorologistas como resultado da primeira onda de frio sobre o Paraná, entre a madrugada e o amanhecer.

 “A incursão de uma massa de ar fria e seca favorece o declínio das temperaturas em todo o Estado. Nas regiões da metade Sul do Paraná, diversos municípios registraram temperaturas abaixo dos 10ºC, sendo a primeira onda de frio do ano”, disse a meteorologista do Simepar, Lidia Mota.

Além de General Carneiro, também apresentaram as menores temperaturas, com valores abaixo dos 5ºC, as regiões de Palmas (3,0 °C), Guarapuava (3,8 °C) e Inácio Martins (4,3 °C).

A onda de ar frio e seco provoca a diminuição da nebulosidade, deixando o tempo estável, com isoladas ocorrências de chuvas fracas. Durante a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira, foram identificadas chuvas fracas nos municípios do Litoral do Paraná, condição que deve permanecer durante a sexta-feira e o sábado do feriado.–

Previsão

 Neste sábado (16), a massa de ar frio e seco segue atuando sobre todas as regiões paranaenses. Será mais um dia de tempo estável em grande parte do Estado, com sol e condições favoráveis para alguns chuviscos isolados somente no Litoral, no decorrer do dia.

Amanheceu com temperaturas baixas nas diversas regiões, com condições ainda favoráveis para formação de geada no Sul do Estado. As informações sobre a previsão do tempo e ocorrências de chuvas e geadas podem ser acompanhadas no site do Simepar.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail