Posso dar legumes para o meu cachorro? Sim! Mas quais?

É importante que o dono fique atento a saúde do animal e ofereça esses alimentos com moderação

Muitos donos se questionam se é recomendável dar legumes para um cachorro. A resposta é sim. Não há nenhum problema em incluir esses alimentos na dieta dos caninos.

Além de saudáveis, os legumes ajudam a abrir o apetite do pet. Podem ser oferecidos como petiscos ou como recompensas.

É importante que o dono fique atento a saúde do animal e ofereça esses alimentos com moderação.

Confira os legumes que seu cachorro pode comer:

Abóbora

Rica em fibras e proteínas, ajuda a evitar a prisão de ventre. Auxilia na saúde da pele e dos olhos do cãozinho. O ideal é que seja oferecida sempre cozida, sem a casca e semente.

Abobrinha

Rico em betacaroteno, traz benefícios para visão, pele e pelo do animal. Pode dar a abobrinha crua e com a casca, pois tem fibras e complementa o tratamento de problemas intestinais.

Batata Doce

Além de possuir as vitaminas A, B e C, a batata doce auxilia na manutenção de problemas respiratórios e fortalece os dentes e gengivas.

Beterraba

Precisa ser estar cozido e sem casca. Auxilia na visão, possui vitaminas A e B6 e prevene a diabetes canina.

Brócolis

Além de rico em cálcio, ferro e potássio, contém as vitaminas A, B1, B2, B6 e C. O brócolis mantém a pressão arterial do pet mais controlada, ideal para cachorro obeso ou idoso. Ofereça o brócolis cozido e sem tempero, para evitar gases no animal.

Cenoura

Pode ser oferecida crua ou cozida. Contém vitamina A, C e K, é antioxidante, rica em potássio e auxilia na digestão.

Chuchu

Rico em cálcio, ferro e fósforo, possui as vitaminas A e C e ajuda na digestão. Mas deve ser oferecido cozido, para ser mais saboroso.

Couve-flor

Precisa estar cozida. Contém as vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Ajuda a controlar doenças relacionadas ao envelhecimento, gera apetite, combate e previne células cancerígenas.

Jiló

Possui vitaminas A e B, além de cálcio e fibras. Ajudam na saúde da pele, intestino e células do sistema nervoso do animal. Pode ser oferecido cru ou cozido, mas cozida é menos amarga.

Pimentões

Não importa a cor, mas o amarelo e o vermelho costumam ter um gosto mais agradável para os cães. São ricos em vitamina A e C, fibras; previnem a hipertensão, problemas respiratórios e ajudam na visão. Devem ser oferecidos sem as sementes.

Vagem

Este legume tem um teor calórico muito baixo. Ajuda no controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. Ideal para os cãezinhos que têm diabetes. Pode ser oferecida cozida, sem temperos, como sal e azeite, e com moderação.