Principais dúvidas sobre ensino híbrido

O ano letivo de 2021 na Rede Estadual de Ensino do Paraná vai começar em 18 de fevereiro em formato híbrido

Como vai funcionar?
Modelo híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas presencialmente nas escolas, enquanto a outra assistirá, simultaneamente, à mesma aula de maneira remota.


Qual será o protocolo de prevenção adotado?
O que consta na resolução 1.231 da Secretaria de Estado da Saúde, que regulamentou as atividades extracurriculares. Haverá medição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool gel dentro da escola.


É obrigatório o aluno acompanhar a aula presencial?
Não, os pais e responsáveis têm liberdade para aderirem ou não ao modelo presencial. Profissionais do grupo de risco também estão liberados das atividades presenciais.


A quem é indicado acompanhar o modelo presencial?
Preferencialmente quem estava fazendo atividades impressas, com os demais revezando mediante autorização de pais ou responsáveis.


Como fica o aluno vulnerável e com dificuldade de acesso à escola?
Os estudantes nessas condições seguirão recebendo o material impresso de todas as disciplinas.


Haverá limite por sala de aula?
Sim, vai depender do tamanho da sala. O distanciamento de 1,5m entre os estudantes deverá ser respeitado com limite de 50% de ocupação.


Como será a transmissão para quem ficará em casa?
Via Google Meet. Inicialmente por meio de notebooks dos quais a secretaria dispõe. Posteriormente, eles serão substituídos por um equipamento atualmente em testes, que inclui uma TV LED de 40 polegadas conectada a um computador com acesso à internet e a uma câmera com microfone.


A grade curricular seguirá a mesma neste formato?
Sim, com a diferença da inclusão do programa Educar para Prevenir, que será adotado em uma aula por semana na disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Parceria entre as secretarias da Saúde e Educação, o programa vai abordar questões de saúde com foco na pandemia no primeiro momento.


Como fica o Aula Paraná?
O formato adotado em 2020 com o Aula Paraná será mantido no começo do ano letivo, com os canais de TV aberta, Youtube, aplicativo e demais plataformas como Google Classroom.
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail