Professoras de Chopinzinho concluem curso de projeto de Robótica

O evento ocorreu em Pato Branco e nos próximos dias, as educadoras aplicarão o conhecimento obtido na 1ª fase em sala de aula

No último dia 10 de agosto, aconteceu em Pato Branco, a solenidade de formatura da 1ª fase do projeto de Robótica. Chopinzinho foi representada pela pedagoga Letícia e professora Mariane e 53 alunos da escola Maria Ivanira Silvério. Nesta primeira etapa, foram capacitados 22 educadores de 12 municípios da região Sudoeste do Paraná, que atuarão com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Na oportunidade, os professores que participaram do projeto, compartilharam os resultados conquistados após os primeiros meses de dedicação e aprendizado. Competências como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, no campo da robótica também foram detalhadas.

Oportunidades

O evento contou com a presença de várias lideranças do setor de tecnologias e políticas públicas, entre elas, a Deputada Federal Leandre Dalponte, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, entre outros convidados.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que é parceira da Fundação Araucária no projeto com a destinação de emendas para capacitação e equipamentos para Pato Branco e mais 11 municípios, comentou sobre a oportunidade de conhecimento na área da tecnologia e as diversas possibilidades proporcionadas às crianças. “Uma grande oportunidade para redução das desigualdades sociais que ainda existem em nossa região, mudando a história de vida de quem tem vocação, mas não tem oportunidade de compreender como funciona a vida tecnológica, mudando histórias de vida de meninos e meninas”, destacou Leandre.

Valorização

Na formação, cada professor recebeu um notebook e cada município recebeu dez kits de robótica, com componentes para o desenvolvimento das atividades com os alunos.

Conforme a coordenadora pedagógica Denise Camilo, a participação é de grande importância para o município. “Nos próximos dias, as professoras aplicarão o aprendizado com os alunos. Temos grandes expectativas para o projeto. As educadoras são muito dedicadas e apresentarão a oficina com maestria”, enfatizou Denise.