Saiba como diagnosticar e tratar a ansiedade em animais de estimação

A veterinária Rammana Bello da Silva afirma que se o pet estiver ofegante, com a cauda entre as pernas, tremores musculares, orelhas para trás, o ideal é tentar tranquilizá-lo com carícias, incentivos e conversas

Os animais de estimação, assim como os humanos, podem adquirir problemas psicológicos como ansiedade. Mudanças de rotina e ambiente, por exemplo, mexem diretamente com eles.

A veterinária Rammana Bello da Silva afirma que se o pet estiver ofegante, com a cauda entre as pernas, tremores musculares, orelhas para trás, o ideal é tentar tranquilizá-lo com carícias, incentivos e conversas. “Músicas relaxantes também podem ajudar nesse momento”, diz ela.

Mudanças de rotina

Se perceber alguma alteração de comportamento em seu cachorro ou gato, é importante analisar se houve alguma mudança em casa ou na rotina que está afetando o animal de alguma forma.

Uso de medicamentos

Alguns cães, quando se sentem ansiosos tendem a destruir objetos, urinar em lugares errados, latir excessivamente e mostram reações agressivas.

Nesses momentos é importante que o tutor atenda o pet com muito carinho e atenção. Se necessário o uso de medicamento, é preciso consultar um médico veterinário.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos auxilia no controle da ansiedade. Segundo Rammana, os treinos devem acompanhar a intensidade de energia do animal, levando em consideração que algumas raças têm mais disposição que outras.

“Os passeios para socialização com humanos e outros animais são essenciais para a saúde mental e ocupação do tempo ocioso, em média três vezes ao dia com intervalo de 10 a 15 minutos”, aponta a veterinária.

Como acalmar o animal

Interagir e distrair o seu pet ajuda a acalmá-lo. A veterinária destaca que apostar em adestramentos e comandos básicos, é uma boa escolha para manter o pet centrado e obediente. “Músicas para promover o ambiente relaxante, além da socialização com outros humanos e pets, em parques e passeios externos”.

A interação com crianças, por exemplo, auxilia na diminuição de ansiedade.

Massagem para pet

O carinho é sempre a melhor opção para acalmar os animais de estimação, incluindo a massagem,  uma forma de acariciar e cuidar.

Segundo a veterinária Caroline Mouco Moretti, as massagens ajudam na normalização da pressão e melhoria da saúde como um todo. Além disso, trazem a sensação de bem-estar e aliviam tensões.

“Não subestime o tempo de carinho com seu pet e nem o atendimento especializado”, enfatiza.