Alerta para uso da estética humana em animais
Práticas causam desconforto e podem levar à morte do animal
Cada vez mais encontramos animais esteticamente diferentes, algumas pessoas gostam de personalizar seus bichinhos com colorações diferentes, pinturas da pelagem e acessórios diferenciados, o que a maioria desconhece que, por mais bonito que possa parecer, causam desconforto e podem levar à morte do animal.
Tingir o pelo dos animais com tinta de cabelo humana não é recomendado pois é extremamente prejudicial para o animal. Essa ação tem potencial alérgico e tóxico, levando a doenças. Segundo a ONG cadeia para maus-tratos, os animais ficam muito tempo com a tinta no corpo podendo lambe-lá.
Ana Caroline Augusta do Nascimento, médica veterinária explica: “O produto pode ser usado se for específico para pets, sem que seu animalzinho apresente nenhuma lesão na pele, como feridas ou algum sinal clínico de problemas dermatológicos como coceira, lambedura excessiva odor forte e vermelhidão”.
É extremamente proibido a realização de tatuagens e piercings com fins estéticos. Inclusive um Projeto de Lei foi para votação em plenário na Comissão de Constituição e justiça, alterando as práticas como Crimes Ambientais.
Banhos
O banho em gatos não é indicado, é uma prática extremamente estressante, não sendo necessário na espécie, salvo em casos específicos com recomendação de um profissional. Já em cães, a frequência de banhos deve ser semanal ou quinzenal e, em algumas raças com dupla pelagem, o intervalo entre banhos pode ser ainda maior.
É recomendado a utilização de produtos especifico para pets de preferência neutro.