Saiba como fazer seu incenso e os benefícios que ele proporciona
O uso do incenso é um ritual milenar que esteve presente em várias culturas e religiões ao longo da história, desde a Grécia até o Egito antigo
Quando estamos em um ambiente limpo e agradável nos sentimos mais à vontade, com a sensação de estarmos em casa não é mesmo? A limpeza do ambiente influência muito o nosso dia a dia, muitas pessoas utilizam de várias técnicas para purificar o ar retirando toda a carga negativa que está presente.
O incenso é uma dessas técnicas, usado há muito tempo, ainda tem presença no mercado. Tendo como benefício a purificação energética e atração de boas energias, acender incenso é um ritual milenar que esteve presente em várias culturas e religiões ao longo da história desde a Grécia até o Egito antigo.
Com o mundo cada vez mais acelerado, sentimos a necessidade de reservar um tempo para nos conectar com o estado natural das coisas, bem como fazermos purificações e eliminar energias pesadas que nos impedem de prosperar.
A especialista do bureau de tendências Luiza Loyola explica “as tendências de bem-estar se inspiram novamente na natureza e resgatam sabedorias antigas”, segundo ela perdemos muito o contato com o meio ambiente e a recuperação dos saberes antigos que foram passados de geração para geração, nos ajudando a reconhecer o poder da terra.
Um dos pontos que devemos prestar atenção sobre os incensos é a qualidade, invista nas opções naturais, aqueles preparados artesanalmente, com aspectos mais rústicos e grossos, que costumam trazer no rótulo a especificação 100% natural.
Suas vantagens são a formulação de essências orgânicas com carvão vegetal, resinas naturais e ervas que não contém derivados de petróleo.
Alguns incensos também possuem citronela, que afastam mosquitos e outros insetos.
Cada aroma de incenso tem propriedades particulares, os mais comuns são:
Rosa branca: purifica o ambiente, além de trazer paz e harmonia interior.
Patchouli: muito conhecido por ser afrodisíaco, pois é um aroma com ação estimulante.
Mirra: indicado para criar um bom ambiente pra meditação, oração e relaxamento.
Eucalipto: possui propriedades curativas e auxilia em problemas respiratórios.
Cravo: ajuda na recuperação da voz.
Canela: bom para transações comerciais. Tem propriedades curativas e antissépticas.
Camomila: ajuda a acalmar os ânimos e o sistema nervoso.
Arruda: ajuda na limpeza de ambientes e afasta o mau olhado.
Alfazema: promove tranquilidade, limpando o ambiente de más energias.
Alecrim: promove melhora na concentração, traz clareza aos pensamentos, coragem, segurança e prudência. Também é utilizado para limpeza energética de ambientes.
Você pode optar por fazer seu próprio incenso, aposte em ervas secas como: alecrim, alfazema, arruda, cedro, erva cidreira, hortelã, manjericão e sálvia.
Como fazer seu incenso natural
Escolha uma erva ou uma combinação de até três, corte os ramos em um tamanho de 15 a 20 cm. Caso a erva não tenha cabo use as que tenham como suporte. Com bastante barbante amarre de baixo para cima e volte até embaixo novamente. Quando estiver bem firme, dê um nó pra finalizar, quanto mais apertado ficar, melhor, pois a queima acontece de forma lenta.