Responsivo

Sebrae realiza em Foz do Iguaçu terceira edição do Líderes em Movimento

Estudo apresentado traça perfil das lideranças empreendedoras

O Sebrae realizou até esta terça-feira (30), em Foz do Iguaçu, a terceira edição do Líderes em Movimento, considerado o maior evento de liderança do País. A iniciativa é voltada a líderes públicos, empresariais, jovens e mulheres com poder de influenciar setores econômicos, comunidades e diversos ecossistemas nos níveis local, regional ou nacional. O objetivo do Polo de Liderança Sebrae, responsável pela organização, é proporcionar uma jornada de transformação aos participantes, com discussões sobre os novos modelos de liderança, reflexões sobre as habilidades dos líderes do futuro e o compartilhamento de experiências e para gerar impactos positivos. Na ocasião, serão apresentados os resultados do ‘Mapeamento de competências e proposta de ações de desenvolvimento’.

Sobre o estudo
A pesquisa teve o objetivo de mapear as competências necessárias a líderes institucionais empreendedores, público-alvo do Polo de Liderança Sebrae. Essas lideranças estão a serviço da causa do empreendedorismo, que defende valores relacionados à liberdade econômica, à livre-iniciativa, ao direito de propriedade, à criação de instituições de apoio ao mercado, incentivos à criação de riqueza e à sustentabilidade de micro e pequenas empresas para gerar empregos e prosperidade a uma comunidade.
Segundo Rosangela Angonese e Rejane Botelho Parente Risuenho, da Coordenação Nacional do Polo de Liderança Sebrae, a ideia era entender quem são esses líderes, as competências de que necessitam e como eles devem atuar junto à sociedade e às organizações. “O Sebrae busca, a partir deste entendimento, analisar as capacitações hoje ofertadas pelo Polo de Liderança a fim de identificar pontos fortes e lacunas e enriquecer a formação desses líderes”.
De acordo com as coordenadoras, a pesquisa poderá ser utilizada de diversas formas, desde um diagnóstico (ou autodiagnóstico) dos líderes, para entenderem o quanto realizam ou podem realizar em prol da causa empreendedora. Até a revisão e o aperfeiçoamento das capacitações ofertadas pelo Polo de Liderança, bem como o melhor direcionamento dos programas a cada tipo de líder, conforme suas necessidades.

O estudo identificou quatro níveis de Líderes Institucionais Empreendedores: Emergente; Organizacional; Interorganizacional; e Regional/ Territorial. Esses líderes, por sua vez, atuam em três dimensões distintas: desenvolver a sociedade/organização; gerenciar recursos; e liderar pessoas.

O vice-governador do Estado, Darci Piana, esteve no evento e destacou que de nada adianta se uma nação e estado se modernizam e os municípios não se modernizarem. “Pessoas que vivem nas comunidades e que vão contribuir para transformar sua rua, seu município seu estado e isso sim vai de fato fazer a diferença”, destacou o vice-governador

Fundamentação
O Polo de Liderança Sebrae tem a missão de fortalecer as lideranças institucionais empreendedoras no território nacional, por meio de quatro pilares: crescer, conectar, influenciar e inspirar. O desenvolvimento de líderes é essencial para realizar o propósito do Sebrae de contribuir para a competitividade dos pequenos negócios e a promoção do empreendedorismo. São esses líderes que mobilizarão seus pares e a sociedade e defenderão melhores condições institucionais para pequenos negócios e o empreendedorismo no País.

Programação
O Líderes em Movimento vai contar com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, como a engenheira palestina Majd Mashharawi; o diretor do Instituto de Copenhagen de Estudos Futuros na América Latina, Peter Kronstrom; o astronauta da Nasa, Ron Garan, entre outros grandes especialistas.