Tupperware anuncia possibilidade de falência

Empresa norte-americana anunciou que estuda formas de se reestruturar para continuar em atividade

A Tupperware foi fundada por Earl Tupper, um químico americano, em 1946. O produto de polietileno vedado e à prova d’água começou a ganhar popularidade quando Brownie Wise, uma vendedora de ‘porta a porta’, começou a vender os compartimentos.

Usando demonstrações caseiras para arranjar clientes, Wise acabou sendo a responsável pelo modelo de ‘festas da Tupperware’, que virou febre entre os anos de 1960 e 1970. O modelo emplacado por Wise acabou servindo de espelho para outras marcas, como a Mary Kay.

Brand Equity

Um dos sinais que a empresa conquistou seu lugar no mercado, é quando a marca do produto acaba sendo mais usada do que o próprio nome do objeto (Brand Equity). A Tupperware (TUP), é um exemplo disso, pois se transformou em sinônimo dos potes de plásticos e vidro que as pessoas carregam por todo canto.

No caso da Tupperware, o casamento entre marca e objeto pode estar com os dias contados. A empresa anunciou que pode fechar as portas em breve por problemas financeiros.

Segundo a organização, ela só continuará operando se conseguir acesso rápido a novas linhas de crédito, em um reflexo claro da deterioração dos ambientes de juros nos Estados Unidos.

Um anúncio também foi feito sobre as ações da companhia, onde as ações corriam o risco de ser retiradas da Bolsa, porque a Tupperware ainda não havia apresentado seu relatório anual, um dos pré-requisitos para a listagem. 

No último dia 10, as ações evaporaram cerca de 50% na Bolsa de Nova York, em virtude do comunicado de falência. No dia 11, o papel fechou o pregão com 4% de alta, mas o dano à confiança do investidor pode ter sido irreparável.

Credit crunch

Atualmente a instituição possui 77 anos de existência, e serve como exemplo de alerta para todas as famílias americanas, dado a piora das condições de crédito para os consumidores, uma consequência direta do aperto monetário iniciado há um ano pelo Federal Reserve que conta com uma taxa base de 5,5%.

Um estudo realizado pela S&P, diz que a recessão nos EUA trará consigo a falência de mais de 660 negócios até o fim de 2023.

Capacidade de se reinventar

Considerando momento macroeconômico, a Tupperware está sofrendo com a incapacidade de se reinventar no mercado de varejo.

O especialista da GobalData, Neil Saunders explica que o público mais jovem não considera os produtos da marca tão inventivos ou estilosos se comparados com outras marcas disponíveis no mercado. Além, de que os jovens estão procurando por embalagens mais sustentáveis ao invés do polímero plástico oferecido pela marca. A conjunção desses fatores fez com que a empresa precisasse reduzir em 18% o seu quadro de vendedores diretos em 2022. A Tupperware agora avalia novas medidas de corte de custos, como o anúncio de novas rodadas de demissões e vendas de propriedades.

Os analistas que acompanham, ressalvam que a venda de ativos pode não ser mais suficiente para salvar a saúde financeira da companhia. Por outro lado, a popularidade do produto pode auxiliar em uma aquisição por grandes redes de varejo, como o Walmart ou a Target.