Usuários tem contas suspensas no Instagram e outros afirmam terem perdido vários seguidores

No início desta semana as reclamações foram registradas em ao menos sete países incluindo o Brasil

O Instagram suspendeu diversas contas na rede social nesta segunda-feira (31). Conforme vários relatos na internet, uma mensagem de que o perfil foi bloqueado está sendo exibida para usuários ao abrirem o aplicativo. Depois que recebem a notificação, as pessoas tentam recuperar o login, mas não recebem o código de autenticação em dois fatores necessário para entrar. O erro parece afetar pessoas no Brasil e no mundo tudo. Até o momento ao menos sete países registraram a falha.

Ao mesmo tempo, usuários que não foram impactados pela instabilidade que desativa temporariamente o acesso relataram que perderam dezenas de seguidores em questão de minutos.

Em nota sucinta o Instagram se pronunciou:

“Sabemos que algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente”, disse a empresa pela manhã.

O Downdetector, site que monitora o funcionamento de serviços online, aponta que o problema no Instagram começou a partir das 10 horas da manhã. Por volta das 11 horas mais de 1,5 mil notificações de instabilidade foram registradas. “Minhas duas contas, pessoal e de trabalho, foram desativadas nesta segunda (31). Não está sendo possível recuperar, fica apenas carregando uma página preta”, relatou um usuário no Downdetector. Pelo Google Trends é possível ver um aumento repentino nas buscas na Internet por “conta do Instagram suspensa” e “instabilidade no Instagram hoje”.

Por que o Instagram está deletando contas hoje?

No Twitter, usuários criam teorias para entender a instabilidade na rede social. Uma hipótese é que o problema afete apenas os perfis que não têm a autenticação em dois fatores ativada. Algumas pessoas, no entanto, alegam que têm o recurso de segurança configurado e que ainda assim foram bloqueadas. Outra teoria seria de pessoas compartilhando fake news, já que a queda ocorreu um dia após as eleições, porém nada foi confirmado.

Vale ressaltar que até o momento o Instagram não explicou a falha, apenas informou que já identificou o problema e que atua para resolvê-lo.