Veja alguns hábitos que a nova tecnologia 5G vai extinguir

5G é a quinta geração de redes móveis

O 5G, quinta geração de tecnologia da rede de internet móvel, surge para responder algumas das principais demandas de uma sociedade hiperconectada que o 4G já tinha dificuldades em suprir, como o aumento da capacidade de armazenamento, a melhoria da taxa de dados, o aumento da qualidade dos serviços e a diminuição da latência. Veja a seguir alguns hábitos dos brasileiros que vão sumir assim que o 5G estiver disponível no país.

Dificuldade de fiscalizar áreas remotas

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a comunicação sempre foi um desafio. A internet 5G chega como promessa para revolucionar a indústria das telecomunicações e para unir os lugares de mais difícil acesso. As próprias características do tipo de onda empregada na rede 5G torna mais acessível a construção de módulos de antenas de telefonia menores, próximos ao chão, propagando as chamadas “ondas milimétricas” do 5G entre um número bem maior de transmissores e receptores. Isso permitirá a cobertura ampliada e conectará lugares onde a transmissão de cabos de fibra ótica não é uma opção viável. Outra solução para áreas isoladas são a propagação das ondas pelos drones 5G.

Filas enormes em triagens médicas

A pandemia de Covid-19 escancarou o tamanho do problema que o Sistema Único de Saúde (SUS) e os sistemas privados podem enfrentar em um futuro de demandas crescentes. Neste cenário, a Telemedicina ganhou espaço e mostrou que as consultas remotas servem não apenas para realizar atendimentos em regiões inacessíveis, mas também para diminuir grandes filas de triagens médicas e atendimentos de baixa complexidade.

Perdas e danos em culturas de alimentos

Apesar da importância do agronegócio na economia brasileira, estima-se que a internet ainda não está presente em mais de 70% das propriedades rurais, assim, um dos primeiros benefícios que o 5G trará às áreas rurais do país é a democratização e estabilidade da internet. Com a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), cada vez mais surgem máquinas e aparelhos conectados à rede desenvolvendo as funções mais diversas, e isso pode revolucionar o campo.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail