‘Vozes do Silêncio’ promove conscientização sobre a violência contra a mulher

Referente a campanha ‘Agosto Lilás’, evento discutiu o ciclo de violência e a importância da denúncia

No último dia 18, a secretaria de Assistência Social de Foz do Jordão realizou o evento ‘Vozes do Silêncio’, organizado pela primeira-dama e secretária Marisângela Gonçalves da Silva, como parte da campanha Agosto Lilás, visando a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Palestra

O palestrante da ocasião, Joel Domingues do Amaral conduziu o evento, desenvolvendo o tema com os participantes. Em seu discurso, o psicólogo discorreu sobre a importância da denúncia de qualquer tipo de violência contra a mulher, física ou emocional. Ele também abordou os fatores que impedem as mulheres de se libertarem do ciclo de violência.

Na ocasião, crianças e adolescentes do projeto Conviver, coordenados pelo professor Paulo Sergio Veicano, trouxeram atração musical ao evento. No final, houve sorteios de brindes e coquetel, oferecido aos participantes.

Conhecimento e confiança

Para a assessora de Gabinete Márcia Brasil, o evento proporcionou clareza sobre o tema proposto. “Destacamos os diferentes tipos de violência, além de discutir onde e como denunciar”, relata Márcia. “Um evento como este traz confiança, incentivando mulheres a buscarem ajuda a qualquer momento”.

Segundo ela, o tema foi tratado com muita seriedade e cuidado, por conta da omissão das vítimas, realçada por uma série de fatores. “As mulheres que sofrem este tipo de violência, muitas vezes não se dão conta do que estão passando”, disse Márcia.

Além da reflexão, o evento destacou a ação do poder público em auxílio às mulheres vítimas de violência. “Uma rede de apoio está à disposição das mulheres em nosso município”, ressalta Márcia.

Prestigiaram o evento, o prefeito Francisco Clei da Silva, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Alcir Rosa dos Santos, as vereadoras e representantes da Procuradoria da Mulher no município, Fabiane Manfé e Noreci Claro; e demais membros da atual gestão.