Responsivo

Prefeito e vice de Guaraniaçu participam de reunião com representantes da ACCOG

A associação tem buscado organizar a produção e o mercado no segmento

O prefeito Osmário Portela e o vice-prefeito, José Gracioso, participaram de uma importante reunião com a nova diretoria da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Guaraniaçu (ACCOG), A (ACCOG) atua há quatro anos no município e foi fundada por produtores de caprinos e ovinos de Guaraniaçu. O objetivo foi buscar organizar a produção e o mercado nesse segmento, que possui grandes oportunidades de agregar renda e diversificar as atividades, principalmente em pequenas propriedades rurais.

O presidente da associação, o Sr. Valdair Santos, falou sobre os desafios que os criadores de caprinos e ovinos têm enfrentando. “Culturas passadas que abatiam os animais mais velhos e acabavam obtendo carnes de baixa qualidade, o que prejudicou bastante a comercialização”.

Valdair ressaltou que a associação tem como objetivo mudar essa realidade. “Temos trabalhado na busca de parcerias para ofertar assistência técnica aos produtores para padronização da produção, como a instrução de uma nutrição adequada, sanidade e boas práticas de manejo do rebanho, assim produzindo animais de qualidade e consequentemente cortes nobres”.

Ele gradeceu ainda, ao vereador, Leandro Rigo, que no início do projeto era secretário de Agricultura e foi fundamental para o sucesso da associação.

Ações

A ACCOG tem trabalhado para realização de eventos, os quais divulgarão e incentivarão o consumo de carnes de ovinos e caprinos. A nova diretoria que assumiu recentemente já prevê um grande evento para o dia 14 de novembro de 2021, onde terá uma diversidade de pratos e cortes nobres a base de carne de caprinos e ovinos.

O prefeito Osmário Portela destacou que a prefeitura incentiva a ACCOG em suas atividades, e juntos estão em busca de recursos para construir uma sala de cortes onde agregará mais valor à produção e assim a possibilidade de ofertar aos consumidores cortes nobres com ainda mais qualidade.