Quedas do Iguaçu: Engie, Portobello e Renault investem R$ 388 mil no Centro de Cultura

Valor será aplicado pelo programa Parcerias do Bem, para promoção de oficinas e atrações gratuitas para a comunidade

O Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu, ganhou um importante apoio para a promoção das oficinas e atrações gratuitas para a comunidade local. Como parte das ações do programa Parcerias do Bem, da Engie Brasil Energia, o Portobello Grupo e a Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, que é o pilar de responsabilidade social da marca, fizeram aportes via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Junto ao valor investido pela Engie Brasil Energia, o aporte soma R$ 387,7 mil. O Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu foi um dos primeiros a ser implantado pela Engie, inaugurado em abril de 2014.

Público

Apenas no ano passado, mais de 17 mil pessoas passaram pelo local, com destaque para a participação do público adolescente. Foram realizados diversos projetos culturais, oficinas, espetáculos e eventos que movimentaram a cidade e proporcionaram momentos de lazer, aprendizado e trocas de experiências, além de uma programação especial para comemoração dos 10 anos do centro. “A implantação de Centros de Cultura e Sustentabilidade em municípios onde encontram-se os ativos da Engie Brasil tornou-se uma das principais ações de responsabilidade socioambiental da Companhia, refletindo o compromisso com o desenvolvimento de comunidades das quais fazemos parte”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da Engie Brasil Energia, Luciane Pedro. “A união de esforços permite que iniciativas como essa tenham um alcance ainda maior. O Portobello Grupo já faz parte do Parceiras do Bem em outras ações e ficamos muito gratos em contribuir com mais um projeto tão importante para a promoção da cultura e da educação de crianças e adolescentes”, destaca Coordenadora de Sustentabilidade do Portobello Grupo, Scheila de Souza Orlandi. “Acreditamos na educação como ferramenta de transformação social. Juntos, vamos ampliar o alcance de ações que promovem a cultura e a educação de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da Renault do Brasil, Graziela Pontes.

Outros investimentos

Os recursos serão aplicados no Plano Anual de Atividades do Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu, que conta com patrocínio da Engie, Portobello e Renault e é uma realização da Associação do Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu e Ministério da Cultura. Além de Quedas do Iguaçu (PR), a Engie conta com centros de cultura localizados em Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO) e Trairi (CE). Outras quatro novas unidades estão em construção e implantação nas cidades de Saudade do Iguaçu (PR), Itá (SC), Umburanas (BA) e Estreito (MA). A iniciativa faz parte do Parcerias do Bem, movimento criado pela Engie Brasil Energia em 2021 para promover a responsabilidade social. Os investimentos viabilizados até hoje somam R$ 9 milhões em programas de geração de renda, educação, saúde e cultura.

Sobre a Engie

A Engie é uma referência global em energia de baixo carbono, com foco na transição para um mundo mais sustentável. Com 97 mil colaboradores, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. No Brasil, lidera a produção de energia 100% renovável, com 12,5 GW de capacidade instalada e a maior malha de transporte de gás natural do país (4.500 km). Em 2023, faturou R$ 11,7 bilhões e possuía 2.800 funcionários. Na B3, está presente com a Engie Brasil Energia (EGIE3), integrando o Índice de Sustentabilidade Empresarial desde 2005. Fonte: Engie