Coprossel: história construída em bases fortes do cooperativismo regional

Neste 11 de setembro, a Cooperativa de Produtores de Sementes de Laranjeiras do Sul completa 29 anos de fundação e comemora fortalecimento da marca.

A Cooperativa de Protudores de Sementes de Laranjeiras do Sul (Coprossel) está de aniversário nesta sexta-feira (11). Nesta data, a empresa completa 29 anos de fundação. Atualmente, a Coprossel se destaca no ramo em que atua e está presente em sete municípios da Cantu: Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Lá no início da década de 1990, foram 20 os agricultores que fundaram e acreditaram no potêncial de uma empresa que tornar-se-ia uma referência estadual. Agora, já passa de 1,1 mil o número de cooperadoros e 250 colaboradores.

Diante disto, membros da “família Coprossel” prestaram homenagens e narraram sua relação com ela. Confira:


Laranjeiras do Sul

 “Trabalho na cooperativa há 10 anos e desejo que ela cresça e gere mais empregos”,  Candinho de Jesus Castilho –  Colaborador.

 “Estou há 13 anos na Coprossel. Agradeço muito o aprendizado recebido e os cursos que tenho feito. Desejo à cooperativa que continue apoiando os funcionários, principalmente os jovens”, José Orides dia santos – Colaborador .

 “A Coprossel representa pra nós uma grande cooperativa. Nos momentos difíceis, como por exemplo no grande temporal que atingiu a região, foi a Coprossel que nos deu assistência e apoio. Trabalho hà mais de 10 anos aqui, sou cooperado hà mais de 3 anos. Hoje em dia, precisamos valorizar o que é nosso”, Valdinei Wachekoswski –  Cooperado.

Nova Laranjeiras

 “ Sou Cooperado há 19 anos e com o apoio da Coprossel consigo comprar os insumos com melhores preços nas campanhas. Também recebo acompanhamento técnico durante toda a safra, bem como o o retorno em dinheiro conforme nossa movimentação de grãos na cooperativa”, Nelvio Onetta –  Cooperado.

 “É um orgulho trabalhar na cooperativa que atua no ramo que mais cresce no Brasil. Só tenho a agradecer a oportunidade e aprendizado ao longo desses dois anos que estou na Coprossel”, Renato Rocker – Colaborador.

Porto Barreiro

 “Faço parte da Coprossel há 21 anos, sempre em parceria com a cooperativa. Meu falecido pai, que deixou esse legado, desde que veio para o Paraná manteve vinculo com a cooperativa, que foi fundamental para tornar a famílai da qual fazemos parte”, Adilson Palaoro – Cooperado.

 “Tenho 14 anos de empresa e vejo muitos benefícios frutos do serviço da Coprossel. O que conquistei até agora foi a Coprossel que me ajudou, através de meu trabalho prestado”, Edilson Lima  – Colaborador.

Rio Bonito Do Iguaçu

 “A Coprossel representa crescimento para minha família e para toda a região. Temos uma excelente equipe. Então ter uma cooperativa que se importa com o colaborador, com o associado e com a comunidade em geral, é uma alegria imensa”, Rodrigo Guilman – Colaborador.

Virmond

 “Fazemos parte da Cooperativa há sete anos. Vemos que ela é uma empresa correta, possui os melhores agrônomos da região, atende ao pequeno e ao grande produtor da mesma forma e tem uma importância enorme na geração de empregos. Podemos dizer com muito orgulho que a Coprossel faz parte da nossa vida, da nossa família. Juntos com a cooperativa, queremos dar muito lucro para a região. Deixo meu agradecimento a todos que nesses 29 anos estiveram ajudando a cooperativa crescer e levar melhor condição de vida a todos os envolvidos”, Eloir Oleinik – Cooperado.

“A coprossel foi fundada em 1991 por apenas 20 agricultores, cuja finalidade era a produção de sementes. Desde então novos, associados foram  admitidos e hoje somos mais de 1,1 mil cooperados  e mais de 250 colaboradores.  A finalidade principal da cooperativa é o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade e das família,  agregando valor à produção agrícola.  Todas as  conquistas  econômicas são investidas em suas unidades e em benefício de seus associados, como no caso da Usina na Unidade de Beneficiamento de Sementes, na nova unidade em Virmond, a fábrica de ração, entre outros projetos. Temos verificado  que os produtores assistidos pela cooperativa têm resultados de colheita otimizados em 10 até 20% em relação aos demais que não tem nossa assistência.  Tudo isso se torna patrimônio do associado e  mostra que unidos e com mesmo interesse somos mais fortes.  Parabéns à Coprossel e  seus associados pelos 29 anos”, Diretor vice-presidente: Célio Bechi Dapont.