5 apps que podem ajudá-lo a se livrar do cigarro

Quem fuma sabe o quanto é difícil se livrar do vício. Não basta apenas querer, muitas vezes é preciso buscar

Quem fuma sabe o quanto é difícil se livrar do vício. Não basta apenas querer, muitas vezes é preciso buscar auxílio médico, medicamentos e truques que possam reduzir o estresse e a ansiedade por não ter um cigarro em mãos. Felizmente, existem muitas alternativas gratuitas que podem colaborar com esse objetivo e muitas delas estão disponíveis no seu smartphone Android. Além de informar sobre as vantagens de parar de fumar, esses aplicativos oferecem apoio comunitário ou acompanhamento do dia a dia para que o fumante possa deixar o cigarro aos poucos sem sofrer tanto com crises de abstinência.


1. Quit Now!

A primeira alternativa da nossa lista é o app Quit Now. Ele parte do princípio de que a informação é a melhor arma para estimular o fim do vício e mostra dados sobre os benefícios do fim do tabagismo para o corpo. Outro aspecto abordado é a questão financeira: ele calcula o valor economizado ao não comprar mais cigarros.

2. Parar de Fumar

O app Parar de Fumar funciona como uma espécie de assistente pessoal. Nele você anota os dados relacionados à sua relação diária com o cigarro. A redução no número de carteiras ou cigarros é exibida de forma gráfica, em percentual, de maneira que você consegue mensurar a evolução.

3. Flamy

O Flamy é uma alternativa de app que incentiva o fim do tabagismo baseada na gameficação. Antes de começar o serviço informa ao usuário alguns preparativos que podem ser realizados para diminuir o desejo pelo cigarro. Depois, inclua seus objetivos e comece a contabilizar a sua economia.

4. Pare de Fumar

Completamente gratuito, o Pare de Fumar é um dos aplicativos com a interface mais atrativa de toda essa lista. Assim como os demais, ele exibe informações sobre os benefícios para a saúde por deixar o cigarro de lado e também permite o registro de estatísticas relacionadas aos valores economizados.

5. Kwit

Fechando a nossa lista, a última sugestão é o Kwit. Segundo os desenvolvedores, ele se baseia em um método científico chamado Terapia Cognitivo-Comportamental, que auxilia o ex-fumante a lidar com os efeitos colaterais da ausência da nicotina, especialmente nas primeiras semanas.