UFFS é uma das instituições responsáveis pela Vitrine Tecnológica de Agroecologia

A Vitrine é uma espécie de minipropriedade rural que utiliza tecnologias sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul está presente no Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel até sexta-feira (11). Sua participação conta com exposições trabalhos, pesquisas, experimentos e produtos na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 4,4 mil m² em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel.

A Vitrine é uma espécie de minipropriedade rural que utiliza tecnologias sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar. O espaço é fruto do trabalho realizado em parceria por 12 instituições de extensão, ensino e pesquisa, que visam oferecer e demonstrar aos visitantes tecnologias ligadas à agricultura orgânica, e apresenta tecnologias alternativas em relação à agricultura convencional que é utilizada, principalmente, pelo agronegócio.

Conforme explica o professor Julian Perez-Cassarino, coordenador do Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais da UFFS (LabVivan), o laboratório é parceiro na condução da área demonstrativa de sistemas agroflorestais na Vitrine. “A área de Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Vitrine foi implantada há cerca de 5-6 anos, mas não tinha um manejo bem definido. Há pouco mais de 2 anos, o Lab assumiu a área em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA-Rondon)”.

Depois disso, eles refizeram o planejamento, redefiniram o desenho do sistema e iniciamos os manejos. Entretanto, o processo foi prejudicado devido a pandemia da Covid-19. “As equipes do Laboratório Vivan e do Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã da UFFS estão contribuindo com a organização da feira agroecológica que integra a Vitrine”, continuou.

Durante o evento, os estudantes realizam a apresentação da área demonstrativa aos visitantes e também realizam a exposição, explicação e comercialização dos produtos das frutas nativas e crioulas, como sucos, picolés, sorbets e produtos da fruta congelados, que são produzidos por agricultores da região.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail