Cinco dicas para começar seu 2022 com novo estágio

Início do semestre surge com vagas em diversas áreas para estudantes

Férias, praia e descanso em janeiro? Não para boa parte dos estudantes paranaenses. Esses devem aproveitar as primeiras semanas de 2022 para buscar vagas de estágio. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), a procura por emprego entre jovens com idade igual ou superior a 16 anos deverá contar com mais de quatro mil vagas em todo o estado.

De acordo com o CIEE/PR, todas as áreas de cursos técnicos, médio e superior, possuem diversas vagas abertas. No entanto, o maior número de oportunidades se concentra nos setores de Pedagogia, Administração, Tecnologia da Informação e Marketing.

Para auxiliar na busca por essas vagas, separamos cinco dicas para você começar o seu 2022 com um novo emprego. Confira:

1.Prepare seu currículo

Caso você ainda não possua um currículo, esse deve ser o primeiro passo, que, inclusive, deverá ajudá-lo na percepção de você mesmo. Inclua dados como nome completo, idade, e-mail, telefone e, até mesmo, endereço de suas redes sociais (muitas empresas fazem buscas na internet para conhecer seus potenciais candidatos).

Concluída a fase dos dados pessoais, crie um curto resumo sobre você e trace um objetivo profissional, algo como “desejo atuar na área de logística, aprimorando as minhas habilidades comerciais e ganhando experiência em um segmento no qual pretendo aprofundar meus conhecimentos”.

2.Procure vagas com o seu perfil

De acordo com a coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante do CIEE/PR, Fernanda Ortiz, se você ainda não possui uma experiência profissional (o que corresponde à grande parcela dos candidatos a vagas de estágio), cite cursos de capacitação dos quais já participou, assim como trabalhos voluntários, workshops e palestras, e até mesmo atividades informais, como ajudar no pequeno negócio da família.

“Para realização de estágio, não é exigida experiência profissional, então, o candidato não deve se preocupar com isso na hora de buscar as vagas. É preciso focar somente nas oportunidades que condizem com o seu perfil”, explica Ortiz.

3.Não perca tempo

A coordenadora ressalta também que mesmo que se trate de um período de férias para os estudantes, o início do ano geralmente é a época escolhida pelas empresas para reposição dos estagiários que se formaram no fim do ano passado.

“O número de vagas tende a aumentar bastante nesse período e, devido ao recesso das instituições de ensino, alguns estudantes deixam para procurar estágio a partir do início das aulas. No entanto, as oportunidades já estão sendo abertas pelas empresas para realização de entrevistas”, afirma a coordenadora.

4.Capacitação é o caminho

Não fique parado. Mesmo durante o processo de inscrição e seleção de vagas que condizem com seu perfil, procure por cursos on-line e presenciais que possam auxiliá-lo em sua trajetória profissional.

5.Tenha paciência

Muitas vezes, a busca por um emprego pode ser cansativa e frustrante, ainda mais para os jovens e candidatos de primeira viagem. Por isso, tenha paciência e não desista ao primeiro revés. Continue a buscar oportunidades e capacitações para que você não seja surpreendido ao ter sucesso nos processos seletivos. “As empresas buscam estudantes com bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, que sejam proativos e comprometidos com a instituição em que realizarão o estágio. Por isso, foque nessas qualidades e confie no seu potencial”, completa Fernanda Ortiz.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail