Mercado de trabalho e as transformações na era digital

O consultor Reges Friedrich explica maneiras de como as empresas atraírem mais clientes

Com a chegada da pandemia, houveram diversas transformações no mercado de trabalho. A presença digital nas empresas, teve um grande destaque e foi uma das medidas tomadas em prol da segurança e do bem estar da população. As empresas tiveram que se adaptar de forma repentina e trazer soluções para seus produtos e serviços de forma digital, buscando maneiras de comercializar e quais ferramentas usar para atingir o cliente.

Reges Friedrich, consultor do Sebrae na região de Laranjeiras do Sul, aponta que muitas empresas obtiveram sucesso e conseguiram se manter e até mesmo aumentar o seu faturamento em virtude da presença digital. “Isso é bem evidenciado quando analisamos os números de vendas online, que é praticamente o dobro de 2019. Hoje o e-commerce representa 20% da forma de comércio no Brasil. O que é um número bem significativo” afirma.

Colaborador e cliente

Um grande destaque nas empresas é a importância do colaborador, que também teve que se ajustar a este novo modelo de trabalho remoto, e buscar alternativas criativas para identificar o cliente e seu comportamento e ainda manter os resultados maximizados e ter uma comercialização assertiva.

“Com esse aumento da presença digital e principalmente com a aceitação dos clientes em  realizarem compras online, as lojas físicas buscam uma ressignificação. Então foi reforçado dentro de muitas empresas a importância de se gerar uma experiência única para o cliente”, ressalta o consultor.

Nesse contexto, algumas lojas pensaram em soluções para o ambiente, quando a pandemia fosse flexibilizada, desde iluminação, odorização, um toque especial com bilhetes escritos à mão e até música, superando assim as expectativas do cliente.

Áreas de destaque

Segundo Reges, com a pandemia algumas áreas ganharam destaque como marmitarias, supermercados, farmácias e homeschooling e o delivery. O conhecimento e a saúde também foram muito evidenciados pela presença digital, além dos serviços por assinatura. “Algumas dessas áreas ganharam impacto direto com a pandemia, e outras mantiveram sua crescente que já tinham por algum tempo”, destaca.

O consultor ressalta que uma das principais transformações do mercado de trabalho impostas pela pandemia foi a aceleração na presença digital. “Já era um tema amplamente discutido. Então as empresas precisaram se adaptar de uma forma acelerada, tanto que a participação na comercialização de forma digital praticamente dobrou em 2021. Isso trouxe também a necessidade dos colaboradores se adaptarem. Precisou-se que o colaborador equalizasse o seu momento de lazer com o seu momento de trabalho”.

Mudança de comportamento

Dessa forma toda essa mudança e volatilidade do mercado, fez com que os empresários buscassem a proatividade, criatividade, comprometimento e principalmente a capacidade de adaptação dos seus funcionários. “Com a popularização do trabalho remoto, além de alguns requisitos básicos, cabe ao funcionário um alerta, pela praticidade que isso impõe, ele deve ter foco, organização, e não ultrapassar as horas de trabalho deixando de lado seu descanso.” reitera Reges.

Ofertas relevantes para 2022

O consultor cita que no estudo feito pelo Guia de Tendências do Sebrae, as principais ofertas de emprego relevantes para o ano de 2022 estão na área de recursos humanos, comunicação, vendas e marketing. Também destacam-se as áreas de saúde, sustentabilidade, e profissionais ligados à inovação. “Na região temos a predominância da produção agrícola, porém há uma escassez de empresas ou de prestadores de serviço, que tragam soluções inovadoras para este mercado” afirma.

Carreira

Para quem quer inovar na sua carreira, deve ter em mente a resiliência, e focar mais nas suas habilidades, e menos nas suas funções. Reges completa que as atividades realizadas devem despertar interesse, e serem ligadas a capacidade da pessoa. “Pensar em como eu vou transformar os meus objetivos e os meus princípios pessoais em algo concreto para a sociedade”, conclui.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail