Jovens de Cantu conquistam medalha de ouro na OBMEP

Antony Baldissera, de Nova Laranjeiras e Gustavo Fedrecheski, de Virmond, ambos com 15 anos e do 8° ano do ensino fundamental, foram premiados na categoria Nível 2, que reúne alunos de 8° e 9° ano

Dois jovens de Cantu conquistaram medalha de ouro na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Antony Eduardo Baldissera, de 15 anos, residente de Nova Laranjeiras e Gustavo Fedrecheski, de 15 anos, de Virmond, ambos alunos do 9° ano do ensino fundamental, foram premiados na categoria Nível 2, que reúne alunos de 8° e 9° ano.

Preparação
Antony, que já havia conquistado medalha de ouro na edição anterior da OBMEP, contou que se preparou para a competição estudando questões de edições passadas da prova. “Fiz questão de resolver as questões mais difíceis, para que eu pudesse me familiarizar com o tipo de raciocínio que é exigido pela prova”, disse.
Gustavo, por sua vez, afirmou que sempre gostou de matemática, mas que a participação na OBMEP aumentou ainda mais seu interesse pela área. “A OBMEP é uma prova muito desafiadora, e isso me fez estudar cada vez mais”, comentou.

Reconhecimento
Os dois jovens receberão medalhas de ouro em uma cerimônia realizada no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. Além da medalha, os meninos também recebem uma bolsa de estudos em dinheiro.
Antony e Gustavo são exemplos de que o estudo da matemática pode ser uma fonte de realização pessoal e profissional. A OBMEP é uma importante ferramenta para estimular o interesse pela matemática entre os jovens, e os resultados alcançados pelos dois jovens de Cantu são um motivo de orgulho para a cidade.

Conselhos para estudantes
Os dois jovens entrevistados para esta reportagem deram alguns conselhos para estudantes que desejam participar da OBMEP. Segundo eles, estudar as questões de edições passadas da prova, não desistir das questões difíceis e utilizar o tempo na hora da prova de forma consciente são pontos importantes.
Além disso, Antony e Gustavo ressaltaram a importância da dedicação e do esforço para alcançar bons resultados na OBMEP. “É preciso estudar muito e se dedicar para conseguir uma medalha”, disse Antony.

Importância da OBMEP
A OBMEP é um projeto nacional que tem como objetivos estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A prova é realizada anualmente e reúne alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
Os resultados da OBMEP são um indicativo do nível de conhecimento matemático dos estudantes brasileiros. Em 2023, foram premiados mais de 100 mil estudantes de todo o país.