Federação vai retomar estadual de base com jogos regionais

Em 2020, a pandemia paralisou entre março e agosto o futsal profissional do Paraná. E apesar do retorno sem o

Em 2020, a pandemia paralisou entre março e agosto o futsal profissional do Paraná. E apesar do retorno sem o público nas arquibancadas, as competições conseguiram ser retomadas e concluídas ainda no ano passado. Mesmo destino não teve boa parte das divisões de base, já que apenas o sub-20 foi disputado. 


Entretanto, a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) prepara a retomada em 2021, com mudanças no formato de disputa. A intenção, de acordo com o superintendente da entidade, Luís Henrique Antonievicz, é dividir os certames com jogos regionalizados, possibilitando que as equipes possam disputar uma partida e retornar à cidade de origem no mesmo dia. 
O Paranaense de base está dividido em 12 categorias – do sub-7 ao sub-15 consecutivamente, além dos sub-17, 18 e 20. Para as meninas, o estadual está fracionado em cinco categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. 
As inscrições estão abertas e as primeiras rodadas das competições estão previstas para o dia 5 de março.
Vale lembrar que as bases das equipes masculinas do Paraná têm conquistado espaço no cenário nacional. Em dezembro, o Coronel foi vice-campeão da Taça Brasil Sub-17, disputada no Recife. Neste último fim de semana, também na capital pernambucana, o Medianeira venceu a Taça Brasil Sub-15.