Pinhão realiza amanhã campeonato ‘Vivência Esportividade’ destinado à terceira idade

“Incluir a terceira idade no esporte é sinônimo de saúde e mobilidade, por isso precisamos fortalecer essa parceria”, enfatiza o responsável do evento, Henrique Dôliveira

Amanhã (28), a secretaria de Esporte de Pinhão promoverá o projeto ‘Vivência Esportividade’ de jogos adaptados para a terceira idade, para idosos atletas pinhãoenses acima de 60 anos.

A oportunidade, iniciada pelo Governo do Estado, movimenta todos os municípios paranaenses e conforme o professor de Educação Física responsável pelo evento, Henrique Dôliveira, a experiência é uma forma brilhante de exercitar a mente e o corpo. “Nossa intenção é fazer com que os idosos tenham a oportunidade de experimentar o esporte de forma adaptada, com regras novas e fora da modalidade comum. Eles merecem tudo isso”.

Novidade

Henrique detalha que os atletas têm vasta experiência na área. “A delegação participou em outras edições da competição estadual e no final de agosto, temos marcado outro campeonato”, informa. “A intenção do evento é que tomem gosto pelo esporte e participem dos treinamentos semanais, visando principalmente a saúde”, completa.

Inclusão

O principal benefício da inclusão do esporte na terceira idade é envelhecer biologicamente com saúde e manter a capacidade funcional. As atividades físicas concedem ao idoso mais independência, mantendo sua autonomia para realizar tarefas cotidianas sem o auxílio de outras pessoas por um tempo maior.

Conforme Henrique, o evento será de grande valia. “Tendo em vista que nessa idade passam a maior parte do tempo em casa, as comorbidades são inevitáveis. Doenças crônicas como diabetes e hipertensão são comuns”, informa. “A participação do evento resulta na prevenção destas doenças e também auxilia na capacidade de realizarem esportes de competição”, ressalta o educador físico. 

Expectativa

Conforme o secretário de Esporte, Jair Gonçalves, a espera de público é grande. “Sabendo da atividade, que é realizada junto ao Esporte e Assistência Social, teremos um grande público, tanto para competir, quanto para prestigiar o evento. Receberemos todos com muito carinho e alegria”, enfatiza o secretário. “Pretendemos mostrar à comunidade local que nossos idosos têm capacidade para competir. A motivação é a alma de tudo, por isso incentivamos este esporte”, completa Jair.

Modalidades

Na competição, as categorias definidas são basquetebol relógio, handebol por zona, voleibol no escuro, para idosos acima de 70 anos, voleibol câmbio, acima de 60 anos e voleibol de areia para o formato coletivo. “Teremos também a modalidade de peteca, e as individuais como dominó, xadrez, tênis de mesa e dama. Todos receberão medalhas pela participação”, finaliza Henrique.