37 alunos são diplomados pelo programa Geração Paraná Digital

Certificando a terceira turma, a iniciativa laranjeirense em parceria com a Fundação Araucária, Viasoft e Unicentro já formou 120 jovens

Na manhã de ontem (06), o Cine Teatro Iguassu foi palco da solenidade de formatura da 3ª turma do programa ‘Geração Paraná Digital’, em Laranjeiras do Sul. A iniciativa, promovida pelo Laranjeiras Tecnológica em parceria com a prefeitura de Laranjeiras, Fundação Araucária, Via Soft,e a Unicentro, celebrou a conquista de 37 jovens que concluíram o curso de tecnologia.

O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito Berto Silva, o diretor do programa Alex Schoroeder, a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Ciência e Inovação, Maria Luiza Simões, e o diretor da Viasoft Jonas Theisen, além de vereadores, familiares e amigos dos formandos.

Reconhecimento

Em um discurso emocionado, a aluna Evelyn Thayana Vinharski destacou a importância do curso para sua formação e futuro profissional. “Esse curso abre muitas portas para gente. Com esse certificado, teremos cada vez mais oportunidades no mercado de trabalho, que está em constante crescimento na área de tecnologia”, afirmou.

O prefeito Berto Silva exaltou o sucesso do programa e a relevância da qualificação profissional para o desenvolvimento do município. “É um dia muito especial para Laranjeiras. A semente do programa Paraná Digital nasceu aqui, com o nosso Laranjeiras Tecnológica. Parabenizo os formandos e agradeço aos parceiros que tornaram essa iniciativa possível”, disse.

Abrindo caminhos

O diretor do programa, Alex Schoroeder, ressalta o compromisso da administração municipal com a educação e a geração de oportunidades para os jovens. “Esse projeto é um início. Estamos no caminho certo e novos projetos virão, com incentivos à inovação e ao desenvolvimento de novas ideias de trabalho”, complementa.

Quem também enfatizou a importância da busca por formação superior para complementar a qualificação profissional, foi a secretária Maria Luiza Simões. “Este evento é de grande importância, pois mostra que os jovens aqui estão no caminho certo. Mas é apenas o primeiro passo. Eles precisam buscar formação universitária”, orientou.

Compromisso com o futuro

O diretor da Viasoft, Jonas Theisen, destaca a necessidade de profissionais qualificados no mercado de trabalho e o compromisso da empresa com a formação de pessoas. “Ao mesmo tempo que o mercado exige boas habilidades, ele também carece de profissionais com essas qualificações. A ViaSoft tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento de seus colaboradores”, afirmou.

De acordo com o prefeito Berto, dos 37 formandos desta turma, a Viasoft resolveu contratar mais que 30% deles, que era previsto no contrato. “Essa equipe é tão fora da curva que mais de 20 integrantes serão contratados. Que honra fazer parte disso”, finaliza o prefeito.